Usando o GParted com o Parted Magic

Download

Primeiramente, o GParted só consegue trabalhar com partições que estejam desmontadas. Então, a melhor forma de executa-lo é através de algum live CD. Existem vários deles. Usarei o Parted Magic, o meu preferido, pois é leve e sempre traz versões atualizadas dos programas.

O Parted Magic pode dar boot a partir de CD ou pendrive. Com pendrive envolve a instalação do boot loader, por isso usarei o CD, visto que basta gravar a imagem e pronto. Sem complicações.

Vá à página de download e baixe o arquivo ISO: http://partedmagic.com/download.html

É o primeiro link, pmagic-x.y.iso.zip. Descompacte e grave-o usando seu programa de gravação predileto.

Alinhamento

Nos primórdios, os HDDs eram acessados usando o endereçamento Cylinder/Head/Sector (CHS). À medida que a capacidade de armazenamento dos discos foi aumentando, este endereçamento passou a ser insuficiente e então surgiu o LBA (Logical Block Addressing). Depois de alguns problemas/limitações de implementação iniciais (como as barreiras dos 8/32/128GB), o novo padrão de endereçamento substituiu por completo o antigo. Por causa da eterna carga de legado que os PCs precisam carregar, os BIOS, hoje, ainda suportam o endereçamento CHS, para uso com sistemas operacionais obsoletos. Com LBA o sistema operacional enxerga simplesmente uma sequência de setores, numerados de forma crescente a partir do número 0. E pronto! Nada mais daquela confusão de anteriormente.

Bom, mas o que é o alinhamento? Alinhamento é a posição no disco onde começam as partições. Por causa do legado jurássico do endereçamento CHS, muitos programas particionadores até pouco tempo, mesmo depois do LBA estar plenamente estabelecido, colocavam o início da primeira partição no setor número 63, que equivale a um cilindro do tempo do CHS, algo sem sentido hoje em dia, usado por motivos puramente históricos. Caso existam mais partições no disco, elas também começarão num setor que seja o começo de um cilindro.

Em princípio não tem problema, certo? E realmente não teve. Até a Western Digital (e recentemente a Seagate) começar a colocar no mercado HDDs com setores físicos de 4 KiB. Daí passou a existir um problema bem grande...

Como, no momento, os sistemas operacionais entendem apenas setores de 512 bytes, passou a existir uma camada de emulação, feita pelo firmware do HDD. Os setores físicos são de 4 KiB, porém o firmware apresenta para o sistema operacional setores tradicionais de 512 bytes.

Nos HDDs com setores físicos de 4 KiB, o começo da partição precisa estar exatamente em cima do começo de um dos setores físicos. Assim, o máximo desempenho é atingido:

Partição alinhada — os clusters do sistema de arquivos batem com os setores físicos

Se não estiver, então cada cluster do sistema de arquivos (também 4 KiB) passa a ocupar, depois da camada de emulação, dois setores físicos (um pedaço de cada um) e isso causa perdas de desempenho terríveis, visto que a placa lógica precisa ler dois setores físicos (8 KiB) para tirar apenas 4 KiB de dados. Na gravação é pior ainda, pois além da perda de desempenho existe um risco de perda de dados associado (num desligamento incorreto), pois para gravar 4 KiB de dados (um cluster do sistema de arquivos), a placa lógica precisa gravar dois setores (8 KiB), regravando também os outros 4 KiB de dados que não fazem parte do cluster que está sendo modificado — isso é chamado de read-modify-write cycle e é péssimo. Esquema de uma partição desalinhada, onde os clusters não batem com os setores físicos:

Partição desalinhada — péssimo desempenho

O Windows consegue dar boot em partições que não estejam alinhadas em cilindros desde o Windows XP. Windows 2000 e anteriores obrigatoriamente precisam usar o particionamento antigo, com alinhamento por cilindros. Como são sistemas decrépitos, excetuando-se algum caso muito específico, não vale a pena dar atenção a eles. O GRUB também não tem dificuldade e não é problema para as distribuições Linux. Ou seja, não existe razão para manter o particionamento com alinhamento por cilindros nos dias de hoje.

No novo alinhamento, inaugurado pelas ferramentas de particionamento do Windows Vista, a partição inicia no setor número 2048 da camada de emulação, ou seja, dos setores de 512 bytes, que equivale a 1 MiB. Caso existam mais partições no disco, o começo das demais também precisa ser alinhada, começando em setores que batam com o começo de um setor físico. Para saber se um determinado setor de 512 bytes é ou não o começo de um setor físico de 4 KiB, existe um cálculo simples: (n x 512)/4096 — onde n é o número de um setor de 512 bytes. Se retornar um número sem casas decimais, então o setor bate com o início de um setor físico. Do contrário, não. O Windows Vista faz também esse alinhamento das partições adicionais, caso existam. Todos os Windows posteriores herdaram a característica e estão isentos de problemas com os novos HDDs. Nas distribuições Linux, o Ubuntu adotou o novo particionamento a partir da versão 10.04. O novo alinhamento não causa efeitos colaterais em discos com setores físicos de 512 bytes, que ainda são maioria.

A partir do GParted 0.6.0 foi adicionado o alinhamento "por MiB", como é chamado, que é o mesmo esquema do Windows Vista e posteriores. Com ele, todo o começo de partição estará coincidindo com um setor físico de 4 KiB. Devido a alguns bugs graves presentes na versão 0.6.0, é altamente recomendável usar a versão 0.6.2 ou superior.

O GParted só alinha novas partições, ou partições existentes que tenham seu início movido. Por padrão é usado o novo alinhamento e não existe motivo para mudar.

GParted

Primeiro carregamos o Parted Magic. A partir da versão 5.0 o sistema está parcialmente traduzido para o português do Brasil. Basta, nas opções, selecionar a primeira opção chamada "Language" e dentro dela "Brazilian". Essa opção faz o Parted Magic rodar direto da memória RAM e precisa de 192 MiB de memória ou mais. A versão do Parted Magic usada foi a 5.2, que vem com o GParted 0.6.2.

Opções de boot I
Opções de boot II

Terminado o boot, temos a área de trabalho do Parted Magic.

Área de trabalho

O GParted aparece como "Editor de Partições".

GParted

O funcionamento do programa é simples. Clique com o botão direito sobre a partição/espaço vazio que pretende alterar e use as opções disponíveis.

Partições montadas aparecerão com uma cadeado ao lado do nome do dispositivo. Para desmontar, clique com o botão direito e selecione "Desmontar".



Em HDDs novos ou que tenham sido zerados, aparecerá o ponto de exclamação com este:



Ele é indicativo que não existe uma tabela de partições no disco e se você tentar criar uma partição aparecerá a mensagem:


Como o aviso indica, é só ir em "Dispositivo → Criar tabela de partição..." e confirmar na seguinte tela:



Por padrão é criada uma tabela de partição msdos (MBR). Existem outras opções em "Avançado", sendo a alternativa mais comum GPT.

Mesmo que o HDD não esteja vazio, quando você quer excluir todo o particionamento atual e recomeçar do zero, use a opção "Dispositivo → Criar tabela de partição...".

Vamos agora a um exemplo de criação de uma partição EXT4 usando metade do disco.




As modificações são aplicadas apenas quando o botão "Aplicar" é pressionado





Feche o GParted e reinicie/desligue.


Redimensionamento de partições existentes é praticamente a mesma coisa, basta usar a opção "Redimensionar/Mover".

Sistemas de arquivos Linux são verificados automaticamente em busca de erros (fsck) antes de serem redimensionados. No caso de partições NTFS do Windows, não existe um chkdsk para Linux. O ntfsresize faz uma verificação superficial apenas. Por isso, por segurança, é recomendado rodar o chkdsk no Windows antes de usar o GParted para redimensionar partições NTFS. Ao contrário da crença popular, desfragmentação é desnecessária, de acordo com os próprios desenvolvedores. Veja a página de manual do ntfsresize:

The ntfsresize program safely resizes Windows XP, Windows Server 2003, Windows 2000, Windows NT4 and Longhorn NTFS filesystems without data loss. All NTFS versions are supported, used by 32-bit and 64-bit Windows. Defragmentation is NOT required prior to resizing because the program can relocate any data if needed, without risking data integrity.

Evite mover o início de partições existentes, pois o volume de dados que precisará ser movido torna o processo mais propenso a erros. Sempre que possível, redimensione partições alterando onde ela termina, ou seja, movendo o lado da direita.

É isso. GParted é um programa simples e funcional. Espero que este tutorial tenha dado uma base de como o programa funciona.

Tecnicamente, o GParted é uma interface em GTK+ que usa a libparted em conjunto com as ferramentas específicas de cada sistema de arquivos, e2fsprogs (EXT2/3/4), ntfsprogs (NTFS), dosfstools (FAT), xfsprogs (XFS), jfsutils (JFS), etc.

Mais uma coisa. Ainda é comum ver o pessoal recomendando o uso do Partition Magic. Contudo, sugiro fortemente que o Partition Magic não seja usado. É um programa que foi descontinuado em 2004 pela Symantec e os bugs se acumulam desde lá, além dele nem saber o que é o novo alinhamento por MiB. Boas alternativas pagas ao GParted: EASEUS Partition Master, Acronis Disk Director, Paragon Partition Manager.

IMPORTANTE: Sempre tenha backup dos seus dados antes de usar qualquer programa de edição de partições!

Comentários