O infame mecanismo de fixação dos coolers soquete 775

O mecanismo de fixação dos coolers soquete 775 é uma das maiores bombas que eu já vi. Como é que pode a Intel ter planejado tamanha porcaria como essa?

Além das presilhas serem frágeis, placas com PCB de quinta ficam toda tortas — e mesmo placas com PCB mais resistente acabam envergando com o tempo, a menos que sejam muito bem fixadas em bases firmes (em gabinetes decentes, não os de papel que inundam o mercado aqui).

Caso você esteja com problemas de superaquecimento, dê uma olhada se o cooler está com pressão suficiente para permitir a correta transferência do calor do processador para o dissipador. Na falta de um cooler com mecanismo de fixação com parafusos/molas, pode usar o cooler original mesmo, arrancando as presilhas e colocando no lugar parafusos como este


e isolando a cabeça do parafuso, que fica na parte de baixo do PCB, com arruelas de papelão.

Uma porca auto travante é o ideal, pois não existirá risco de soltar com o tempo. A diferença de preço, para uma porca pequena como essa, é pouca, algumas dezenas de centavos a mais. Ou uma arruela de pressão, quem sabe, mas não tem a mesma confiabilidade de uma porca auto travante.

Comentários

  1. Cara, brilhante, finalmente alguém que tem a mesma opinião que eu sobre esses coolers horríveis da Intel, é vergonhoso pra uma empresa do porte dela. A AMD pode não ter os processadores mais rápidos do mercado, mas pelo menos o esquema de cooler dela dá de um milhão a zero nos da Intel, em todos os sentidos.São fáceis de montar e seguram perfeitamente, nunca vi um cooler AMD dando azia. Ao contrário dos Intel 775 que são um verdadeiro purgante, tanto pra montar quanto pra se manterem no lugar sem dar azia. A Intel deveria mandar os engenheiros dela fazerem um estágio na AMD, pra aprenderem a projetar coolers direito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário