segunda-feira, 26 de setembro de 2011

flashrom - atualização de BIOS no Linux

O flashrom é um programa de atualização de BIOS/firmwares para Linux e outros Unix-like (com port para DOS e Windows -- o segundo ainda incompleto), que suporta cada vez mais hardware à medida que é desenvolvido.

Por segurança, sugiro que apenas use o flashrom caso sua placa-mãe esteja entre as testadas. Nas demais, use-o apenas se tiver recursos e conhecimento para recuperar o BIOS em caso de uma atualização malsucedida.

A versão disponível no repositório das distribuições costuma ser velha. Para compilar no braço, bem como obter instruções básicas de uso, dê uma olhada no guia de atualização de BIOS: http://caixaseca.blogspot.com/2011/09/guia-de-atualizacao-de-bios.html

Compilações estáticas (sem dependências): http://sabugo.net76.net/flashrom.htm

ATENÇÃO: atualização de BIOS/firmwares é coisa séria. Só atualize se souber o que estiver fazendo! E não use o flashrom para atualizar BIOS de notebooks! Na maioria dos casos, ele lhe avisará e recusar-se-á a prosseguir caso a máquina seja um notebook ou similar, a menos que você use uma opção específica ao chamá-lo. Notebooks usam embedded controllers, que são complicados e de difícil suporte.

Sobre o assunto, foi iniciado o desenvolvimento de uma interface em Qt para o flashrom. Ainda está crua, mas é o começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário