Quando compatibilidade com hardware antigo é importante

Montei faz algum tempo uma máquina simples, escolhendo boas peças. Nada muito caro. Placa-mãe com tudo on-board, processador barato.

Porém veio o imprevisto: a qualidade do áudio on-board da placa-mãe não me agradou. Mexendo nas caixas com velharias (todo mundo tem uma caixa com cacarecos...), achei uma antiga Sound Blaster Live! 5.1, que eu nem lembrava se funcionava. Placa plugada, Windows 7 detecta, mas pede driver. Pesquisando, rapidamente constata-se que não existe driver para Vista/7. A partir do Vista, a engine de áudio do Windows é completamente diferente do XP e anteriores (muito superior, não custa dizer), de forma que drivers antigos dificilmente funcionam. Como a Creative descontinuou o modelo, não existe driver compatível e os drivers de terceiros são gambiarras, das mais terríveis, como o caso do driver "kX".

Instalado o Ubuntu 10.10 (posteriormente o Fedora 15), ALSA detecta de cara e me dá o som cristalino que essa palaquinha me deu quase uma década atrás. Aquela infraestrutura de áudio que xingávamos há alguns anos, hoje está madura. Talvez ainda não perfeita, mas muito boa — pelo menos com hardware antigo que foi descontinuado por seus fabricantes...

Aqui é uma amostra do aspecto bom de ter drivers abertos, sem a dependência total do fabricante, como acontece no Windows. E olha que eu acho difícil que a Creative tenha disponibilizado alguma documentação do EMU10K1. No máximo os desenvolvedores do ALSA tiveram o datasheet do codec da SigmaTel.

Se por um lado o suporte a hardware top às vezes é complicado no Linux (vide os modelos top da própria Creative, que engatinham no ALSA neste momento), hardware não top, de boa qualidade, costuma não ser problema e permite rodar um sistema operacional atualizado sem precisar comprar peças novas. O objetivo não é criar flames, mas aqui cabe uma opinião pessoal: Windows usável é o Vista ou o 7. Eu me recuso a usar Windows XP. Neste caso, se eu quisesse usar o bom Windows 7 nesta máquina, teria que comprar uma placa de som nova. O modelo mais simples da Creative, compatível com Vista/7, é a Audigy SE, que está R$ 175 na WAZ.

SB0220

SigmaTel STAC9708T

Comentários