GVFS e compartilhamentos Windows

GVFS é o framework do Gnome que permite que você acesse compatilhamentos Windows, servidores FTP, nos programas do ambiente. Quando você usa smb:// no Nautilus, quem está trabalhando por baixo dos panos é o GVFS.

No Windows, quando na raiz de uma pasta existe o arquivo desktop.ini indica que a pasta foi personalizada (botão direito, Propriedades -> Personalizado). Toda pasta que tem um ícone diferente do padrão, está "personalizada". E toda vez que uma pasta é personalizada, o Windows ativa automaticamente o atributo somente leitura nela.

Quando montava compartilhamentos com este atributo, o GVFS mantinha-o, ou seja, você não conseguia escrever na raiz do compartilhamento. Contudo, quando você abria qualquer pasta dentro dele que não possuísse o atributo somente leitura, conseguia gravar.

O detalhe é que o Windows ignora este atributo e ao acessar o mesmo compartilhamento por ele, você tem permissão leitura/escrita.

A partir do GVFS 1.10.0, o atributo somente leitura de pastas passou a ser ignorado, imitando o comportamento do Windows. Problema resolvido.

Bug 598206 - Nautilus cannot write to shared Vista/Win7 folders with read-only attribute set

smb: Ignore read-only attribute for directories

O Fedora 16 virá com o GVFS 1.10.1. Bugzinho chato esse que me incomodou por bastante tempo.

Comentários