ARM 64-bit

Notícia que está por todo o lugar é que a arquitetura ARM agora é 64-bit.

ARM To Move to 64bit with ARMv8 (OSNews)

Jon Stokes diz diz que um dos motivadores foi a Microsoft, que teria exigido um compromisso da ARM de lançar uma versão 64-bit da arquitetura antes de prometer o port do Windows NT para ela (que sairá no Windows 8). Um racha 32/64-bit num port recém lançado não faz muito sentido mesmo. O port ARM do Windows 8, segundo ele, será lançado apenas para ARMv8 64-bit.

Ele também comenta que dispositivos móveis não precisam de 64-bit por enquanto (nem num futuro próximo). Como ARMv8 segue o mesmo caminho da arquitetura x86-64 — a CPU poderá operar em dois modos, 32 ou 64-bit —, todos os mercados ficarão contentes. Quem não quiser modificar seus programas, tem o modo AArch32, que suporta o conjunto de instruções 32-bit atual da arquitetura ARMv7.

Que os chips ARM com este empurrão dos 64-bit consigam expandir seus mercados. Seria muito bom poder comprar um notebook com um SoC ARM — o que é provável que aconteça daqui alguns anos.

[Atualização] Será difícil o Windows 8 ser compatível com ARMv8, visto que os primeiros protótipos só estarão disponíveis em 2014. Da próxima vez é melhor ler o press release por completo antes de falar besteira... :-(

Comentários