Microsoft proibirá desativar Secure Boot em máquinas ARM que forem certificadas para rodar o Windows 8

Ruim, muito ruim. A Microsoft não permitirá desativar o recurso Secure Boot de máquinas com CPUs ARM que receberem o selo "Designed for Windows 8", sejam tablets, notebooks, desktops, o que for. Por outro lado, máquinas com processadores x86 mandatoriamente (outra novidade) precisarão oferecer ao usuário meio para desativar o recurso. Por quê? Obviamente para os clientes corporativos poderem instalar o Windows 7. Tudo fica claro agora.

Na plataforma ARM, como nenhum Windows (NT) anterior é compatível, a empresa não precisa se preocupar com retrocompatibilidade e pode "apertar o cinto" no controle da plataforma. Reprovável, sem dúvida, mas não muito diferente do que a Apple e outros fabricantes de smartphones e tablets fazem.

O que me deixa triste é que eu sou um torcedor dos SoC ARM em desktops, notebooks, em tudo. Seria a esperança para haver concorrência com a Intel e fazer os preços baixarem — a AMD hoje é apenas uma coadjuvante infelizmente. Nada impede que a Canonical, por exemplo, faça um acordo com algum grande fabricante e coloque o Ubuntu em, digamos, notebooks ARM no futuro. Só que o poder que a Microsoft tem frente aos fabricantes de hardware é muito forte, o que na prática torna a tarefa de competir para os demais muito difícil. Então o que vem pela frente é um mar de dispositivos ARM Windows-only, nos quais nós entusiastas só conseguiremos rodar alguma coisa não-Windows na base de hacks, firmware mods e afins.

Como comentei em posts anteriores, sistemas não-Windows podem funcionar com Secure Boot, mas dependem do firmware carregar a chave necessária além da usada pelo Windows. A probabilidade disso vir a acontecer agora é muito, muito baixa nos produtos ARM "Designed for Windows 8".

Então, no final, duas notícias: uma boa e uma ruim. A boa: todas as máquinas "Designed for Windows 8" com processadores x86 terão opção para desativar o Secure Boot; a instalação de sistemas operacionais não-Windows nelas está garantida. A ruim: em máquinas com processadores ARM não.

Referências:
Is Microsoft Blocking Linux Booting on ARM Hardware? (Computerworld UK)
Microsoft confirms UEFI fears, locks down ARM devices (Software Freedom Law Center)
Microsoft Forces OEMs To Lock Devices Into Windows 8 Using UEFI (OSNews)

Comentários