ntfs3 empacou

Quando postei Linux 5.15 contará com novo driver NTFS, esperava que, lançado o kernel 5.15 com o novo driver ntfs3 da Paragon Software, começasse o processo de correção de bugs logo em seguida, com a estabilidade continuamente melhorando a cada nova versão. Infelizmente, não foi o que aconteceu. Konstantin Komarov, mantenedor do código, desapareceu e, no repositório oficial, o último commit é de 12 de outubro de 2021. Desde que a versão 5.15 foi lançada, nenhuma mudança relevante foi aplicada — apenas adequações à API interna do kernel feitas por outros desenvolvedores. No repositório de desenvolvimento, há nove commits adicionais, sendo o último de 24 de novembro de 2021.

Andei testando-o no Fedora nas últimas semanas (5.15.x até 5.16.8 enquanto escrevo). O desempenho é muito melhor do que o NTFS-3G, porém é instável. É fácil fazê-lo travar com o rsync (o kernel fica em pé pelo menos) e links simbólicos e pontos de junção não são resolvidos corretamente. Minha impressão é que falta pouco para estabilizá-lo.

Na torcida para que o desenvolvimento retome!

Comentários

  1. Ficamos na torcida! Ter um bom suporte ao NTFS é importante não apenas para quem tem dual boot, mas também para usar dispositivos de armazenamento externos que quase sempre estão formatados em NTFS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário