Linux 5.15 contará com novo driver NTFS

O driver ntfs do Linux é um código deficiente, com suporte à escrita quebrado, e sem manutenção. Tanto que algumas distribuições desativam-no e fornecem apenas o lento NTFS-3G, que roda no espaço de usuário. Depois de um ano de discussão, o novo driver ntfs3 da Paragon foi aceito e estará disponível na versão 5.15. Suporta leitura e escrita, compressão, ACLs, arquivos esparsos, replay do journal — processo de colocar o sistema de arquivos num estado consistente caso não tenha sido desmontado corretamente da última vez.

Como todo novo código, será azeitado nos próximos meses, com a Paragon se comprometendo em mantê-lo (lista de discussão aqui). Considero um driver muito promissor e importante para uma melhor interoperabilidade com o Windows. Os ganhos no desempenho serão significativos e tendem a melhorar com o tempo.

Junto com os drivers exfat, presente desde a versão 5.7, e vfat, fará o kernel ter suporte de primeira aos sistemas de arquivos principais do Windows, excetuando-se o ReFS, que não é usado em larga escala ainda.

Comentários

  1. Muito interessante, para os que fazem dual boot será excelente!

    ResponderExcluir
  2. Já estava na hora. Sempre uso HDs externos em NTFS e o desempenho do ntfs-3g deixa bem a desejar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário