Como está o suporte ao Linux do Ghost (agosto/2020)

Novidades desde a última vez. A partir da versão 12.0.0.11181 (Ghost Solution Suite 3.3 RU4) e 12.0.0.11197 (Deployment Solution 8.5 RU4)[1]:

- EXT4 com recurso metadata_csum ainda é problemático. Captura funciona pelo menos, com reclamação. Não é mantido ao restaurar.

EXT4 com metadata_csum

- XFS é suportado. Desde a 12.0.0.10618, há a opção -ISR, que habilita um tal de "Smart Raw Imaging for use with XFS filesystems", cuja descrição é "only sectors that by along with their locations on disk rather than capturing full disk sectors". Na nova versão, a opção passou a ser habilitada automaticamente. Pelo jeito, o formato do arquivo mudou, pois a Broadcom diz que imagens contendo XFS criadas com versões anteriores precisam ser refeitas. Pelo pouco que pude testar, funciona direito.

- Aliás, agora é Broadcom Ghost, pois a Symantec foi vendida.

- Clonagem de disco de instalações BIOS/CSM recentes (GRUB 2) com particionamento MS-DOS funciona. 🙏

- Clonagem de disco de instalações UEFI com particionamento GPT funciona. 🙏 Oficialmente, discos inicializáveis não são suportados nesse modo, mas provavelmente é porque o programa não mexe nas variáveis do firmware. Levando em conta que a cada restauração será criado um novo identificador de disco no cabeçalho GPT, o firmware automaticamente descartará as variáveis anteriores e inicializará pelo bootloader fallback \EFI\BOOT\BOOTX64.EFI. No caso de instalações sem dual boot, é o suficiente.

Ou seja, o suporte ao Linux melhorou muito! Velho Ghost voltou a ser competitivo no mundo do pinguim.


[1] Versões ligeiramente diferentes, mas o programa é o mesmo.

Comentários