Como recuperar a partição EFI no Windows?

O instalador do Windows, em UEFI, sempre aproveita a partição EFI[1] existente, independente do disco em que resida, visto que deve ser única por máquina. Tê-la num disco diferente da instalação atual, remanescente de instalações anteriores, não é tão incomum. Remover ou apagar esse disco surpreende os não familiarizados ao impedir a inicialização. O que fazer quando a partição EFI não existe mais?

Começamos iniciando a mídia de instalação e, nela, carregando o Windows RE, que é o ambiente de recuperação embutido. Os assistentes automatizados de nada ajudam nesta questão. Precisamos do Prompt de Comando:



Reparar o computador → Solução de Problemas → Prompt de Comando.

Primeiro passo é carregar o diskpart, identificar o disco da instalação a ser recuperada e selecioná-lo:

diskpart
list disk
select disk X
detail disk

Substitua X pelo número que aparece na coluna "Nº Disco" de list disk. A saída de detail disk dará detalhes do hardware para termos certeza que estamos no lugar certo.

Selecionamos, a seguir, a partição onde está a instalação (o volume C: quando ainda funcionava). Costuma ser a única cujo "Tipo" é "Primário"[2] ("Tamanho" ajuda a achar). Na saída de detail partition, mostrará, caso exista, o rótulo do sistema de arquivos NTFS. Cuide que a letra de unidade ali exibida não é confiável para ser usada como referência, pois o ambiente de recuperação pode atribuir letras diferentes.

list partition
select partition Y
detail partition

Substitua Y pelo número que aparece na coluna "Partição No" de list partition.

Então, atribuímos uma letra de nossa escolha ao volume da partição selecionada e a encolhemos em 100 MB (dados são preservados):

assign letter=w
shrink desired=100 minimum=100

No espaço livre, criamos uma partição EFI com 100 MB (padrão do instalador), formatamos em FAT32 e atribuímos uma letra, encerrando o diskpart:

create partition efi size=100
format fs=fat32
assign letter=s
exit

De volta ao prompt, instalamos o carregador de inicialização, fornecendo como origem dos arquivos a instalação especificada:

bcdboot W:\Windows /l pt-br

É desnecessário usar a opção /s S:, pois o bcdboot automaticamente procura a partição EFI. A variável "Windows Boot Manager" será recriada no BIOS UEFI, apontando para a nova partição.

Sendo apenas uma instalação, está pronto! Existindo outras, rode adicionalmente:

bootrec /scanos
del S:\EFI\Microsoft\Boot\BCD
bootrec /rebuildbcd

Quando for perguntado "Adicionar instalação à lista de inicialização?", responda "T" (Tudo). Aqui entra a utilidade de termos atribuído uma letra de unidade ao volume da partição EFI: excluir o BCD. Do contrário, o bootrec falha. A primeira invocação com /scanos serve para desbloquear o arquivo e evitar "O arquivo já está sendo usado por outro processo." ao removê-lo.

Feche o prompt e selecione "Desligar o computador". Remova a mídia de instalação. Seu Windows está vivo agora.


[1] "Partição de Sistema EFI" no Gerenciamento de disco.
[2] Classificação que não faz sentido no particionamento GPT, mas preservada para manter a terminologia usada em MBR.

Comentários

Postar um comentário