Como as partições são identificadas no BCD

Dias atrás, surgiu no fórum Clube do Hardware a dúvida se, ao mover partições do Windows, entradas para as mesmas no BCD — banco de dados onde ficam armazenadas as configurações do carregador de inicialização desde o Vista — deixariam de funcionar, requerendo reconfiguração (BootRec /RebuildBcd do Windows RE é o jeito mais simples). Tal assunto está bem documentado aqui.

O que bcdedit /enum ALL mostra em device, osdevice, filedevice e ramdisksdidevice é a tradução que o programa faz, com intuito de deixar a saída amigável. Por baixo do capô, assinatura NT do disco e o deslocamento em bytes estão salvos caso seja MBR; em GPT, os GUIDs do disco e da partição[1]. Isso quer dizer que, em GPT, as partições podem ser movidas à vontade, enquanto que, em MBR, seus inícios não podem ser alterados.

Depois de publicar este texto, descobri a opção não documentada bcdedit /raw, que exibe o dispositivo sem firulas!


[1] detail partition do diskpart mostra apenas o GUID de tipo, que é diferente do usado aqui (aleatório, único por instalação). Microsoft e suas ferramentas crípticas…

Comentários

  1. Rapaz, tive um problema há pouco tempo no qual mudei o HD pra outra placa mãe e estava dando o erro "STOP: 0x0000007B", no qual o HD requeria que fizesse a mudança na BIOS de IDE para AHCI, mas como a placa era antiga, só havia a opção RAID. Sabe dizer se há como colocar o HD pra iniciar o sistema mesmo não havendo essa opção na BIOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edite off-line o registro e habilite o driver IDE. Acho que é:

      [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\services\pciide]
      "Start"=dword:00000000

      https://caixaseca.blogspot.com/2017/05/dicas-para-transplantes-de-windows.html

      Excluir

Postar um comentário