Pendrive de instalação do Windows a partir do Linux

Pergunta que de quando em quando aparece nos fóruns. Há ferramentas aos moldes do excelente Rufus para Linux, acho. Dá também para rodá-lo dentro de uma máquina virtual com Windows, conectando o dispositivo USB ao sistema operacional convidado. Tratarei aqui da forma manual, entretanto.

Não é muito complicado. Precisamos de particionamento MBR (MS-DOS), que serve tanto para instalar em Legacy/CSM quanto UEFI, com uma partição formatada em FAT32.

O particionamento é tranquilo. Pode ser feito via cfdisk, fdisk ou sfdisk, bem como parted ou GParted. A partição precisa ser marcada como ativa para funcionar no modo Legacy/CSM. Usando como exemplo /dev/sdx. Comandinho mágico:

# echo ',,0c,*' | sfdisk --lock=yes --wipe=always --wipe-partitions=always --label=dos /dev/sdx

(tipo 0x0c: FAT32 LBA)

Depois criamos o sistema de arquivos FAT32:

# mkfs.fat -F 32 -v /dev/sdx1

Caso o alvo seja UEFI, basta montar /dev/sdx1 e extrair o conteúdo do DVD de instalação para dentro do ponto de montagem. Nada mais!

Se, por outro lado, for Legacy/CSM, precisamos instalar códigos inicializáveis com o ms-sys. Esse programa é considerado proprietário pelo Debian, Fedora e derivados. Compilação estática aqui (ou compile diretamente a partir do código fonte). Antes de prosseguir, desmonte /dev/sdx1.

No MBR:

# ms-sys --mbr7 /dev/sdx

Na partição:

# ms-sys --fat32nt6 /dev/sdx1

(ms-sys 2.7.0+)

Pronto. O pendrive inicializará tanto em Legacy/CSM quanto UEFI. Serve para qualquer mídia de instalação do Windows a partir do Vista.

Relacionado:
Pendrive de instalação do Windows a partir do Linux (II)
UEFI x Sistemas Operacionais

Comentários