O novo SystemRescueCd

Nem tão novo assim…

SystemRescueCd é meu Linux live preferido para tarefas de manutenção faz tempo. Até a versão 5.3.2 era baseado no Gentoo, distribuição alienígena para mim. Há cerca de um ano, mudou sua base para o Arch. Versão saltou para 6.0.0 indicando a mudança. Testei-a rapidamente e, quando vi que o layout de teclado brasileiro não funcionava, voltei à antiga e nela fiquei.

Passado um ano, a antiguidade dos pacotes começou a pesar, em especial o kernel por causa do suporte a hardware. Tendo como base o Arch, não podia ser muito difícil. Decidido a resolver a questão do teclado, lá fui eu caçar bugs e, claro, consertá-los. Acabei resolvendo mais problemas pelo caminho.

Shell padrão mudou do Zsh para o Bash na 6.0.0. Ambos são modernos, porém o Zsh tem, entre outros, o fantástico recurso de preenchimento automático navegável. Com o redesenho que fiz no mecanismo de autologin, foi fácil implementar a opção de boot rootshell=. A partir da versão 6.1.1, as seguintes opções adicionais de boot oferecem um sistema aos moldes do antigo:

setkmap=br-abnt2 rootshell=/bin/zsh

Experimente: http://www.system-rescue-cd.org/

Comentários

  1. E diminuiu o tamanho, no meu pc ficou 693MB, voltei a gravar em um CD....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos atacando esse problema. Algum progresso já fizemos. Porém o Arch tem dependências que complicam entre os pacotes (exemplo: GTK depende do CUPS, que depende do Avahi). Não existe a modularidade extrema que havia no Gentoo, com a qual podia-se fazer ajuste fino de todos os pacotes, removendo ao máximo recursos desnecessários. Por outro lado, o ferramental para construir o SystemRescueCd baseado no Arch é muito mais simples.

      Excluir
  2. Espero que mais pessoal se envolva no projeto, quem sabe ter as duas versões

    ResponderExcluir

Postar um comentário