Atualização de BIOS Dell no Windows PE x64

Para modelos corporativos a Dell oferece diferentes meios de atualização de BIOS. Servidores, por exemplo, têm como opção atualizadores que rodam sobre Windows x64 (modelos antigos ainda oferecem versão x86 adicionalmente), DOS e até Linux.

Já as máquinas domésticas não desfrutam da mesma facilidade. Temos apenas o executável híbrido Windows x86 e DOS. Quando não usamos Windows — e a Dell oferece modelos com Ubuntu —, ter que mudar o modo de inicialização para carregar DOS é uma chatice. Além de que, a partir do ano que vem, os fabricantes começarão a extinguir o Compatibility Support Module (CSM), seguindo os passos da Intel. Daí adeus DOS e Windows x86.

É muito mais fácil carregar um Windows PE x64, que inicializa via UEFI/Secure Boot sem briga, e rodar lá. No entanto, nele, não existe o subsistema WOW64, sendo impossível rodar executáveis x86.


Desde 2017, a Dell disponibiliza um atualizador genérico x64:

Utilitário de Flash do BIOS da Dell de 64 bits (3.3.6, A04)

Sintaxe é:

Flash64W.exe /b=BIOSExecutableName.exe

Assim, podemos atualizar qualquer BIOS minimamente recente da marca no Windows PE x64 fornecendo como parâmetro da opção /b o arquivo do atualizador x86.

Ajuda do programa:

Comentários

  1. Baita notícia, vai ajudar imensamente as assistências e os fuçadores, como nós. Parabéns e obrigado por compartilhar isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário