Drivers para chips SiS e VIA não foram descontinuados no Xorg

O PHIRON, no FGdH, postou, faz algum tempo, que os chips gráficos SiS e VIA tinham sido descontinuados e que havia sobrado apenas o driver vesa do Xorg para usar com eles. Eu mandei uma MP dizendo que não era isso, explicando que havia sido removido o suporte 3D na libMesa (implementação do OpenGL) e que os drivers 2D do Xorg, apesar de pouco atualizados, continuavam lá. Ele felizmente editou a mensagem, esclarecendo.

Na verdade, o status quo nada mudou. Mesmo antes dos desenvolvedores da libMesa decidirem matar o suporte aos chips caducos, eles não funcionavam há tempos. Era só peso morto, código morto.

Ou seja, usuários de GPUs SiS e VIA estão ferrados como sempre, com um péssimo suporte. Arrisco dizer que o driver openchrome, para chips VIA, é menos pior que o sis, pois pelo menos ainda recebe algumas atualizações. O driver sis só é tocado para fazer funcionar com as novas ABIs do Xorg e mais nada. Correção dos infindáveis bugs é ficção científica.

Lembrei do assunto olhando a lista de características aprovadas para o futuro Fedora 17. Entre elas, está, seguindo o upstream, passar o machado no "suporte 3D" desses drivers.

Aliás, se tudo der certo, mesmo com esses drivers deploráveis, será possível ter aceleração 3D (por software, via CPU, que deve ser muito mais rápida que o silício varzeano dos chips SiS e VIA) quando o driver lvmpipe estiver no lugar (deverá estar no Fedora 17).

Comentários