Ressuscitando, com Linux, um MacBookPro7,1

Este MacBookPro7,1 (MC374BZ/A, ~2010) estava com o macOS 10.10 imprestável de tão lento. Consegui carregar o ZeroNG simplesmente pressionando option logo que inicia. Apple adotou UEFI por volta de 2006. Que vergonha para o ecossistema dos PCs.

Disco zerado e variáveis do firmware apagadas; estranho quando funciona de primeira assim. Pesquisando sobre criação da mídia de instalação do macOS 10.13 — último suportado neste hardware —, achei a coisa confusa. Resumo para os preguiçosos como eu: melhor ter um Mac funcionando à mão para a tarefa. Como não tenho e o 10.13 já foi descontinuado, desisti (ver Mídia de instalação USB do macOS High Sierra (10.13.6) pelo Linux).

Windows 10 21H2 (x64) instala, porém não fica bom. Lá no fundo, o hardware desta máquina tem carinho por Unix-likes, né?

Fedora Workstation 36 instalou, não sem tropeçar no particionamento "Personalizado Avançado". Bug menor, que, para quem não gosta do esquema padrão, pode ser evitado usando o "Personalizado". Não difere em quase nada da instalação em UEFI de PCs: GPT com partição EFI (formatada em HFS+[1]) montada em /boot/efi e o resto a gosto do freguês.

Agora os problemas… o teclado está maluco, com defeito. Às vezes funciona, às vezes enlouquece. Quando fica pirado, não sei como, afeta teclado USB também. Solução: evitar o carregamento do módulo hid_apple, o que, felizmente, não desativa o touchpad:

echo 'blacklist hid_apple' | sudo tee /etc/modprobe.d/teclado-moido.conf
sudo dracut -f

Durante a instalação, consegue-se o mesmo com a opção de boot modprobe.blacklist=hid_apple. Assim, o teclado Logitech K230 fica em paz.

O controlador Wi-Fi Broadcom BCM4322 (14e4:432b) é suportado pelo módulo b43, porém necessita do pacote b43-firmware, que está no RPM Fusion:

echo 'install_weak_deps=False' | sudo tee -a /etc/dnf/dnf.conf
sudo dnf -y install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
sudo dnf -y install rpmfusion-free-release-tainted rpmfusion-nonfree-release-tainted
sudo dnf -y install b43-firmware
sudo dnf -y groupupdate core multimedia

Suporte a hardware está completo. Tudo funciona, desde bluetooth até controle automático de brilho da tela (que chique).

Resultado? Não dá para esperar grande desempenho de hardware com 12 anos, ainda mais com um disco rígido velho. Demora séculos para iniciar… para uso de escritório, serve ainda pelo menos.


[1] Instalador requer HFS+, mas suspeito que funcionaria com FAT.

Comentários

Postar um comentário