Windows 8.1 64-bit versus velharias

Continuando a profilaxia iniciada no Windows 8, que começou a exigir NX bit, SSE2 e PAE, no 8.1, a versão 64-bit passou a requerer algumas instruções adicionais para funcionar: CMPXCHG16B, PREFETCHW e LAHF/SAHF.

- CMPXCHG16B existe desde os AMD K8 revisão F (Manila/Orleans/Windsor) e Intel Prescott revisão E0 (os primeiros a terem EM64T, NX bit).

- PREFETCHW é uma instrução exclusiva da AMD, que consiste numa NOP nos modelos da Intel a partir dos Cedar Mill/Presler. Será implementada na futura arquitetura Broadwell.

- LAHF/SAHF são suportadas desde os Prescott revisão G1 e K8 revisão D (Palermo/Winchester).

Passando a régua, nos AMD, o ponto de corte são os K8 revisão F e, nos Intel, por serem os primeiros a aceitarem PREFETCHW, os Cedar Mill/Presler. Fora que algumas revisões dos Prescott/Smithfield possuem um bug na instrução CPUID que não retorna ao sistema operacional que LAHF/SAHF são suportadas.

Levando em conta que os usuários do 8 são obrigados a atualizar para o 8.1 para continuarem recebendo atualizações, a mudança de exigência no meio do caminho foi um pouco hostil. Em geral sou favorável a remover suporte a tecnologias muito velhas, mas isso teria que ter sido feito no lançamento do Windows 8. A Microsoft diz ser o número de máquinas afetadas mínimo. De fato deve ser, visto que a maioria desses cacarecos está aposentada.

Resumindo, para rodar o 8.1 64-bit você precisa de pelo menos:

→ AMD K8 revisão F. Qualquer modelo soquete AM2 ou superior.

→ Intel Cedar Mill/Presler.
- Intel Celeron D (Cedar Mill) microprocessor family
- Intel Desktop Pentium 4 Cedar Mill microprocessor family
- Intel Pentium D (Presler) microprocessor family

A versão 32-bit não é afetada e deve continuar rodando até em Pentium clássico como o Windows 7.

Acho que é isso. Não tenho como testar os NetBurst que tenho aqui pois falta uma placa-mãe soquete 775. ☹

Referências:
Dell Dimension 5150 (Pentium D) - cannot upgrade from Windows 8 to 8.1 (Microsoft Community)
Windows 8.1 question (AnandTech Forums)

Comentários