Arquivos .SPC no foobar2000

É óbvio que o melhor player da áudio da atualidade (disparado, chega a dar pena do resto) tem um decoder para tocar arquivos de música de videogame!

Instale o Game Emu Player (foo_gep). Aliás, o método de instalação dos componentes para o foobar2000 agora ficou perfeito com os arquivos .fb2k-component, tipo de arquivo associado ao programa, que por sua vez os instala na pasta de perfil do usuário (%APPDATA%\foobar2000\user-components) sem mais precisar de elevação de privilégio para escrever em %PROGRAMFILES(X86)%.

Para quem como eu é da época do SNES, aqui está a redenção: SNESmusic.org

Aproveite os sons que o Nintendo S-SMP tocava para nós!


(imagem: Wikipedia)

O coração do chip de áudio era o SPC 700, um sampler, comandado por um processador 6502-like desenvolvido pela Sony no final dos anos 80. É considerado o embrião que levou ao PlayStation depois que a parceria com a Nintendo azedou. Nem todos têm a mesma opinião, mas para mim o áudio sampleado do SNES foi um grande avanço frente aos sintetizadores FM, como o usado no Mega Drive. Hoje áudio de videogame é fácil fazer, porque existe espaço sobrando para colocar sons reais dentro do jogo. Na época dos SNES, as softhouses não tinham essa facilidade. Tinham que criar os samples e um programa diminuto para rodar no SPC 700, que "montava" os sons. A memória do SPC 700 era de 64 KiB, para você ter uma ideia de como era um trabalho meticuloso.

O foo_gep entrega áudio estéreo, 16-bit, 32kHz, a mesma especificação que o hardware do SNES fazia. Em "View → GEP control" você pode mudar o tempo e selecionar quais canais quer escutar. Muito legal.


Os arquivos .SPC são código de máquina (um dump da memória do SPC 700) que roda sobre um emulador, que neste caso é o foo_gep. Interessante leitura: http://snesmusic.org/files/spc700.html.

Ao fazer downloads do SNESmusic.org você terá arquivos .RSN. Não passam de arquivos RAR contendo todos os .SPC do jogo dentro. Existia um complemento para o foobar2000 que adicionava suporte a arquivos RAR, mas ele desapareceu. Com a tag archive é isto que está disponível no site. Então, terá que renomear os .RSN para .RAR e descompactá-los.

Palinha em grande estilo:

Top Gear 2 - Canterbury Plains

(View → Visualizations → SPC700 status)

Uma última dica. Para converter para outros formatos basta usar a ferramenta do próprio foobar2000. Botão direito na(s) faixa(s) e Convert. Claro, se for usar o LAME precisará do lame.exe na pasta do programa. Para Vorbis o oggenc2.exe e assim por diante. Coloque os executáveis em %PROGRAMFILES(X86)%\foobar2000. Download: RareWares.

Nota: o foobar2000 é um aplicativo 32-bit. Por isso citei a variável de ambiente %PROGRAMFILES(X86)%, que deve ser usada nos Windows 64-bit. Nas versões 32-bit ela não existe você deve usar %PROGRAMFILES%.

Comentários