"Restauração do Sistema" para Linux

Btrfs and new file system structure agreed for Fedora 17 (The H)

A controversa mudança de mover as pastas /lib, /lib64, /bin e /sbin para dentro de /usr foi aprovada para ser implementada no Fedora 17.

Lennart Poettering — sempre ele — fez um resumo da situação na lista de discussão fedora-devel:

http://article.gmane.org/gmane.linux.redhat.fedora.devel/155792

Serão os líderes da mudança outros dois programadores da Red Hat, Harald Hoyer (dracut) e Kay Sievers (udev).

Os pontos levantados por Lennart na lista, bem como os de Harald e Kay na página da especificação, me parecem lógicos: simplificar o sistema. Com uma vantagem, que será a possibilidade de ter snapshosts com o Btrfs de forma facilitada, com todos os componentes do sistema confinados numa pasta (/usr, montada no modo somente leitura). Arquivos de configuração continuam separados em /etc, dados do usuário em /home, dados voláteis em /run (um tmpfs), arquivos temporários em /tmp. Muito mais limpo.

Imagine a "Restauração do Sistema" do Windows para Linux, feita da maneira certa, usando a infraestrutura própria do sistema de arquivos, sem hacks e gambiarras como os aplicativos de hoje para este fim são. É disso que se trata:

http://www.youtube.com/watch?v=9H7e6BcI5Fo#t=3m04s

Coloque sobre isso uma boa interface gráfica (o Snapper do openSUSE é um começo) para gerenciar os snapshots e está aí um recurso matador.

Comentários