Publicada especificação do exFAT

A Microsoft publicou no mês passado a especificação do sistema de arquivos exFAT, bem como prometeu adicionar as patentes relacionadas no pool da Open Invention Network. Isso permitirá a distribuição de código que implemente-o no kernel Linux.

Em 2013, de forma conturbada, a Samsung disponibilizou o driver exfat-nofuse, nunca incorporado ao kernel pelas incertezas sobre o licenciamento da tecnologia. Com o sinal verde da Microsoft, não demorou para o código entrar na árvore staging.

E já começou a ser melhorado. Pela sua importância, acredito que em poucos lançamentos passará a ser habilitado por padrão pelas distribuições — no Android, assumirá o posto no lugar do driver off-tree. Assim, o driver fuse-exfat, que roda no espaço de usuário (intrinsecamente mais lento), que é a solução usada atualmente pelas distribuições convencionais, não será mais necessário. As ferramentas exfat-utils, do mesmo autor, por outro lado, continuarão sendo usadas.

exFAT é um FAT32 sem o limite de 4 GiB por arquivo e com suporte a dispositivos grandes. Em muitos casos, não há a mínima necessidade de sistemas de arquivos pesos-pesados, com journaling e permissões, como o NTFS. Daí entra o exFAT, que funciona nativamente no macOS (10.6.5+), no Android (aparelhos com suporte a cartões SD maiores que 32 GiB) e, claro, no Windows (desde o Vista Service Pack 1).

Comentários

  1. Já que é pra citar sistema antigo, o Windows XP e 2003 suportam exFAT através de uma atualização adicional a ser instalada (KB955704). Excelente blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Desde que postei, a Samsung enviou um código mais atualizado e publicou suas ferramentas exfatprogs.

      Excluir

Postar um comentário