Cuidado com o Notepad++ 7.6

Pela primeira vez em muitos anos usando o Notepad++ precisei fazer downgrade, da versão 7.6.3 para 7.5.9.

Todas as versões 7.6.x até o momento possuem este bug:

https://github.com/notepad-plus-plus/notepad-plus-plus/issues/5202

A detecção do conjunto de caracteres falha quase sempre e o risco de bagunçar arquivos contendo sinais diacríticos e símbolos é alto. Fique na 7.5.9 até o problema ser resolvido.

Comentários

  1. Eu uso a versão 7.5.6 e ao copiar alguns posts de uma comunidade da rede MeWe e colar no Notepad++ o texto fica bagunçado, não deve ter nada a ver com este atual bug e sim com as fontes usadas na MeWe, mas no Notepad (e World) do Windows funciona normal. No World fica com a fonte Cambria Math. Mas como gosto de abrir em abas vários txt mudei para o Sublime onde funciona normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se o Notepad++ está usando UTF-8. Nas versões novas é o padrão, enquanto nas antigas era ANSI. Se sua instalação for muito antiga e tenha sido atualizada ao longo do tempo, pode ser isso. Na barra de status aparece qual codificação está sendo usada.

      E, claro, a fonte precisa suportar os símbolos que você está copiando. Para mudá-la, vá em "Configurações -> Configurador de estilos...", marque "Habilitar fonte global" e escolha na caixa "Fonte".

      Excluir
  2. Referente ao UTF-8 vou verificar. Quanto a fonte sempre que instalo o Notepad++ mudo para aquela do novo Notepad que mostra os zeros com um traço diagonal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário