FSArchiver 0.8.2 suporta melhor o EXT4

Mais recursos são preservados: 64bit, inline_data, metadata_csum, project, sparse_super2.

Ao restaurar imagens de sistemas de arquivos EXT num dispositivo igual ou maior do que 16 TiB (considerando blocos de 4 KiB), o programa comporta-se da seguinte forma.

Sistema de origem EXT2 ou EXT3:

- O programa abortará. EXT2 e EXT3 não suportam volumes dessa capacidade. A mensagem de erro recomendará adicionar mkfs=ext4 (exemplo: fsarchiver restfs imagem.fsa id=0,dest=/dev/sdxy,mkfs=ext4). É uma possível saída a partir do FSArchiver 0.8.5.

Sistema de origem EXT4:

- Se e2fsprogs < 1.42, o programa abortará. É versão mínima que suporta 64bit.

- Se e2fsprogs ≥ 1.42, os recursos 64bit e uninit_bg serão automaticamente habilitados, mesmo que não estejam presentes na imagem. O segundo é opcional, porém sem ele a formatação de dispositivos grandes demora uma eternidade (dependendo da velocidade, vários minutos!). Como trata-se de recurso antigo, presente desde o tempo em que o EXT4 foi declarado estável (lá no kernel 2.6.28), optou-se por sempre habilitá-lo. O sistema de arquivos já sofreu upgrade mais drástico de qualquer jeito — 64bit quebra compatibilidade de leitura e escrita com versões do kernel e programas que não o suportem; uninit_bg, por outro lado, quebra apenas de escrita. Por fim, para prevenir bug presente entre as versões 1.42 e 1.42.9 do mke2fs, resize_inode é sempre desabilitado.

Comentários