Dicas para transplantes de Windows (VirtualBox)

Seguindo o post anterior, quando movi uma instalação do Windows XP para o VirtualBox, neste tratarei de alguns detalhes chatos do processo.

Cenário comum é pegarmos uma máquina baleada, cujo hardware não funciona mais. Tiramos o disco, fazemos uma imagem e colocamos dentro do VirtualBox. Usando o Ghost no Windows PE, em certos casos — ainda não identifiquei em quais circunstâncias ocorre —, o arquivo VMDK/VHD não fica com permissão de escrita para usuários normais, apesar das ACLs estarem corretas. Isso ocorre porque o arquivo é criado com um Integrity Level alto. ILs têm prioridade maior do que as convencionais ACLs. Para complicar, não achei ferramenta embutida no sistema que permita remover ILs (icacls permite modificá-los com a opção /setintegritylevel). Precisamos de ferramenta de terceiros (obrigado, Microsoft!) para fazê-lo: chml.exe (link). Como Administrador:

chml <unidade>:\caminho\imagem.vhd -rl

Pronto. O misterioso erro do VirtualBox reclamando que o disco virtual é somente leitura desaparecerá.


O próximo problema é aquela tradicional tela azul 0x0000007B ao iniciar. Com Windows Vista ou superior, ao usar o adaptador SATA (AHCI) do VirtualBox, modifique (offline se necessário) no registro do sistema convidado:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\services\msahci]
"Start"=dword:00000000

Caso não funcione, temos como alternativa o adaptador SAS (LSI Logic), suportado desde o Windows 7:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\services\LSI_SAS]
"Start"=dword:00000000

0 significa habilitado, 3 desabilitado. O adaptador SCSI (LSI Logic) também é suportado desde o 7 (subchave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\services\LSI_SCSI). É considerado obsoleto, no entanto, e ao que parece foi removido no Windows 8.1. Prefira o adaptador SAS.

Geralmente é ControlSet001. Veja o valor de Default em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Select para saber qual número usar.

Quando possível, faça uma faxina, desinstalando programas e drivers desnecessários, antes de virtualizar o sistema.

Comentários