Bash e cia. no Windows 10

Linux Command Line on Windows | Build 2016 (Channel 9)
Ubuntu on Windows -- The Ubuntu Userspace for Windows Developers (From the Canyon Edge)

Muito legal. Aí está o Subsystem for Unix-based Applications (SUA), descendente do subsistema POSIX, que o NT tem há séculos, revigorado. Chama-se agora Windows Subsystem for Linux (WSL). Ao invés de manter seus próprios binários, a Microsoft decidiu usar uma imagem com o espaço de usuário básico (Bash e demais ferramentas principais de linha de comando) do Ubuntu — menos o kernel Linux (já que o NT emula-o). São os mesmos binários de uma instalação convencional. Nada impediria usar binários de outra distribuição qualquer, acredito eu.

Rede funciona e dá para instalar programas diretamente dos repositórios. Diretório raiz e $HOME ficam em %LOCALAPPDATA%\Lxss. Volumes do Windows são automaticamente montados em /mnt/<letra>. Demoliu o Ubuntu? Deve ser possível apagar a pasta rootfs dali e fazer o Windows despejar a imagem novinha em folha de volta. Pronto, reinstalado.

Quem usa o Cygwin estará em casa. Porém tem diferença. Os binários do Cygwin são PE e o GCC dele gera código Win32. Essa imagem do Ubuntu é composta por binários ELF. O GCC ali gera binários ELF também, exatamente da mesma forma que uma instalação nativa do Ubuntu geraria.

Pode ser expandido para emular a pilha gráfica (X, Wayland, Mir)? Pelo vídeo, acho que não.

Comentários