Banjo-Kazooie é excelente

Finalmente terminei os dois principais jogos da série: Banjo-Kazooie (1998) e Banjo-Tooie (2000). As versões para Xbox 360, que estão disponíveis para Xbox One na coleção Rare Replay, possuem melhorias em comparação com as originais para Nintendo 64. Resolução widescreen, cores mais vivas e o mais importante: no Banjo-Kazooie, o jogo memoriza quais itens foram pegos. Era um bug que causava confusão no tempo do N64.

A construção dos personagens, o urso Banjo e a passarinha Kazooie sendo as estrelas, é muito bem feita. Banjo é bobão, enquanto Kazooie é sarcástica. Um contraste divertido. Logo de início tomei gosto de ler os diálogos durante o desenrolar dos jogos. Valeu a pena.

A mecânica de ambos é similar. Banjo-Tooie é mais longo e complexo, com muitos movimentos adicionais não presentes no primeiro jogo, e com um modo de tiro (de ovos ☺), em primeira pessoa, que, confesso, não me atraiu. A possibilidade de separar Banjo da Kazooie deu ao Tooie diversão adicional, por outro lado. Grunty Industries, por exemplo, é um mundo intrincado onde temos que recorrer bastante aos pads de separação.

Show são as trilhas sonoras de Grant Kirkhope:

Banjo-Kazooie Music Extended
Banjo-Tooie Music Extended

Qual é melhor? Difícil responder. Banjo-Kazooie ganha por um pequena margem para mim.

No Banjo-Kazooie consegui pegar praticamente todos os itens, menos um Jiggy: aquele maldito detrás da hélice do navio em Rusty Bucket Bay. Já no Banjo-Tooie faltaram mais coisas. Terminei com 75 Jiggys (de 80) e não consegui bater Canary Mary na última competição em Cloud Cuckooland, cujo prêmio é uma folha do Cheato. Uns três Jinjos ainda preciso resgatar também.

Meus mundos preferidos

Banjo-Kazooie - Freezeezy Peak

Brrr, que frio!

Banjo-Tooie - Hailfire Peaks (lado da lava)

Afff, que calor!

Wikia: Banjo-Kazooie, Banjo-Tooie

Comentários

  1. O meu Xbox 360 (o tradicional, não o slim) veio com este jogo e nunca o joguei. Esta postagem até me animou dar uma chance ao pobrezinho... :-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário