Achado o SP6a do Windows NT 4.0 pt-br

Anos atrás estava à procura do SP6a em português do Brasil. Achei no FTP público da Unicamp hoje. Tem lá o Post SP6a Security Rollup também.

http://ftp.unicamp.br/pub/apoio/winnt/

\o/

Depois só instalar o Firefox 2.0.0.20 (última versão que roda no NT 4.0) e voltar no tempo.

Comentários

  1. Rapaz, que achado! Devidamente baixado, obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, com essa postagem você me trouxe nostalgia. Trabalhei com esse bichinho por 5 ou 6 anos. Ele é uma rocha.

    Até me animei a emular uma versão de avaliação que veio na edição nº 11 da PC Expert. Só que não é um CD bootável e sim apenas a pasta com os arquivos de instalação. Então lá fui eu baixar o Freedos, particionar o HD e instalar o Freedos, instalar o NT e ficar sem entender sobre o porque dele continuar iniciando no Freedos, comer capim até relembrar que o NT não roda em partições FAT32, comer mais capim para relembrar como fazer o FDISK não criar partições FAT32. Enfim, só nessa brincadeira perdi quase uma hora.

    Finalmente, sistema instalado. E mais uma hora para tentar fazer o sistema rodar em True Color ao ponto de desistir. Parece que o driver do VirtualBox não é reconhecido como um driver VGA válido, tendo que ficar preso em 640x480x16. E nem tenho um PC antigo para rodar esse NT. Você emulou seu NT 4 Server?

    Enfim, foi bom voltar ao passado. E o link que você publicou é mesmo um achado. Valeu mesmo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, rodei o NT 4.0 Workstation no VirtualBox. Com os adicionais para convidado, fica em 800x600x32 -- para os ícones ficarem bonitinhos, tem que habilitar uma opção na guia ao lado de onde ajustamos a resolução (no screenshot ainda não havia feito isso). O mais fantástico, quando comparamos com a tragédia dos Windows 9x da época, é que podemos criar uma conta de usuário normal, logar com ela e obter "acesso negado" ao tentar alterar configurações do sistema ou escrever em locais impróprios (usando NTFS, é claro).

      Excluir
    2. Ah, e tem um driver alternativo que não testei:

      http://bearwindows.zcm.com.au/vbemp.htm

      Excluir
    3. Opa! Sobre o problema do vídeo eu consegui resolver. Na primeira vez eu instalei os drivers de convidado ignorando o alerta de primeiro instalar o SP6. Acabou dando bicheira. Nem desinstalando os drivers deu certo. Reinstalei o sistema novamente e desta vez fiz tudo do jeito certo. Agora tá "funfando" de boa em 1024x768x32. A guia a qual você se refere é a Plus, né? Só que agora o problema é na rede. A rede não funciona e não fiz nada de diferente da primeira instalação, que na ocasião estava entrando até na Internet.

      Foi uma pena (ou não) a MS direcionar o NT 4 só para uso corporativo, pois daria para usar ele de boa no desktop de casa se não fosse suas restrições e incompatibilidade com drivers, jogos, etc. Agora, uma curiosidade. Achei uma imagem do NT 4 Server e até cheguei a testar. Mas ao contrário do que eu pensava, mesmo a partir do boot por CD o instalador só permite criar a partição de sistema em até 2 GB em NTFS. Ou seja, a instalação dos serviços era feita em partições/discos separados, né?

      Enfim, essa revisita me fez lembrar dos tempos em que era bom fazer essas coisas "na unha". Hoje tá sem graça, assim como montar PCs. Hoje em dia não é a mesma coisa de antigamente. Tudo integrado. Daqui a pouco o hardware de um PC clássico vai se resumir a um SoC.

      Abraços!

      Excluir
    4. Aham, a guia Plus.

      O NT 4.0 tem sérias limitações (para padrões atuais) no tamanho suportado de partições:

      https://support.microsoft.com/en-us/kb/119497
      https://support.microsoft.com/en-us/kb/224526

      Eu deixei o disco virtual de 2 GB mesmo aqui, mas é para funcionar com até 4 GB no volume de boot.

      Excluir
  3. Finalmente Eu Encontrei Muito Obrigado Por Disponibilizar Pra Gente :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário