De volta aos consoles

Depois de uns quinze anos, tenho um videogame de novo!



Estava planejando me dar de presente um console há meses. Acompanhei os preços por quase meio ano até que achei uma promoção na Americanas.com com um jogo (Far Cry 4), headset e cabo HDMI por R$ 1399 (o cartão da Live Gold foi comprado separado). Como não vi perspectiva do dólar baixar tão cedo, desisti da espera.

Pois bem. Fala aqui um jogador realmente casual. Do pouco que acompanho as notícias do mundo dos consoles, o PlayStation 4 é superior ao Xbox One. Ambos possuem hardware muito parecido, sendo a diferença principal a GPU mais potente do aparelho da Sony. O SoC vem da AMD, fabricado em 28 nm, e, na CPU, consiste em oito núcleos Jaguar (Silvermont-like, out-of-order, sem SMT). Sabe aqueles horrorosos C-50, C-60, E-300, usados em alguns notebooks de baixo custo? São os Bobcat. O Jaguar é um Bobcat melhorado. Na parte da GPU, o Xbox tem algo comparável com uma Radeon HD 7790, enquanto o PlayStation, HD 7870. A largura de banda da RAM no PlayStation é maior por usar GDDR5 em comparação com a tradicional DDR3 do Xbox. Para compensar, a Microsoft colocou 32 MiB de eSRAM de alta velocidade para ser usada como cache. Se usada corretamente pelos desenvolvedores, em teoria™, dizem ser possível compensar a fraqueza do barramento principal — mesma característica já existia no Xbox 360, porém com mais lenta eDRAM.

Por que comprar o Xbox então? Dois motivos. É mais barato nas lojas do varejo (não estou interessado em Mercado Livre e afins) e porque a Sony deu um tapa na nossa cara quando em pleno 2013, depois do PS4 ter sido anunciado, lançar, aqui, o... PS3 "nacional"! Claro, pegam o maquinário desativado de fábricas do obsoleto console de algum lugar do mundo, trazem para cá e "lançam" um videogame já rumo à aposentadoria a preço do iminente modelo a ser vendido lá fora (considerando o dólar daquela época). Está bem. Dou meu dinheiro para a Microsoft. Entendo que o ambiente de negócios do país é ruim, que o sistema tributário é uma vergonha, que a infraestrutura está como sempre capenga, etc, etc. Ainda assim não engulo o desaforo.

Ah, para ele (mais outras tralhas) que comprei o Clamper Multi Energia. Está a caminho de jegue, digo, PAC.  Enquanto isso, está ligado direto na tomada (ai, que medinho!). Olhem aí a fonte do Xbox One:

Input: 100V-240V

Comentários

  1. Oooooooopa!!!! Aí sim, hein?? Quero te ver no GTA Online, bater um contra no MK10 e competir contra seu drivatar no Forza Horizon 2. Ótima aquisição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que primeiro preciso de mais jogos. :-) Quero comprar um de corrida. Me recomenda o Forza Horizon 2?

      Excluir
    2. Cara, o Forza Horizon é muito bom. Tenho ele aqui mas estou jogando aos poucos. Mas se você se garante, pode ir de Forza Motorsport 5, embora dê para deixar o Horizon como simulador. A diferença é que o Horizon é mundo aberto.

      https://www.youtube.com/watch?v=nYQBKO2BhWA

      Excluir

Postar um comentário