Modo Legacy no Acer Aspire E1-510

No post Desativar Secure Boot em notebooks Acer, várias pessoas comentaram não ser possível habilitar o modo "Legacy BIOS" no Acer E1-510-2811. O firmware não oferecia a opção e, sem CSM, o driver de vídeo genérico do Windows 7 x64 (que não usa GOP em UEFI como no Windows 8) não funciona.

A Acer voltou atrás:

Descrição                  Version    Tamanho    Data
Enable BIOS Legacy mode    2.11       5.3 MB     2014/04/15

http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/drivers

Pegue enquanto ainda está quentinha a atualização. ☺

Provavelmente o arquivo seja um binário híbrido, que funciona apenas sobre Windows ou DOS. Como o DOS depende do modo Legacy, que não existe antes dessa atualização, a saída, para quem tem Linux pré-instalado, é colocar o Windows 8(.1) x64 temporariamente e atualizar por ele. Com a nova versão, daí, habilitando "Legacy BIOS", será possível instalar o Windows 7.

[Atualização - 22/04/2014] Título editado. Aplica-se a todos os E1-510.

Comentários

  1. Obrigado!!!! Com sua ajuda consegui instalar o Windows 7 neste Note.

    Vlw.

    ResponderExcluir
  2. o E1 510 nao permite selecionar o modo legado na Bios, ficando somente em UEFI
    para contornar a limitação, procure no google pelo arquivo Z5WE3207W.zip.
    agira deve-se formatar um Pen em FAT32, descompactar os arquivos
    na raiz do pendrive e iniciar o note, caso não dê boot, faça através da tecla F12 e o pendrive agora
    já com os arquivos, deve aparecer na lista de boot

    após o boot será aberto um prompt de comando

    Procure pela raiz e digite o nome do arquivo Z5WE3207W.EXE para iniciar
    o processo de atualização da Bios.

    após o reinicio entre no setup, agora já deve aparecer o modo Legacy na Bios,
    selecione-o e formate normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, quando vc chegar no prompt do Dos, vc tem que dá o comando "cd.." até chegar na raiz "x:\". quando chegar nesse ponto, vc tem q entrar na raiz do pendrive. para isso vc da o comando "C:". se entrar nessa raiz vc executa a próximo item que é da o comando Z5WE3207W.EXE. Caso dê erro de comando, vc tenta a unidade "D:" e novamente execute o comando seguinte z5we3207w.exe, se der erro novamente vc vai tentando a proxima unidade, até conseguir executar esse arquivo.

      Excluir
    2. Bom dia. Fui atualizar a BIOS de um acer E1 510 para a versao 2.11 e infelizmente o mesmo travou em 78% durante a atualização...apos um dia e meio com o not ligado na atualização resolvi desligar-lo e o mesmo nao apresenta sinal de vida mais....vcs sabem de algum metodo para atualizar a BIOS dele sem que seja necessario iniciar-lo?...as leds de power e de energia ligam normalmente

      Excluir
    3. A você que travou no 78%, seu notebook não é mais utilizável, terá que contratar uma empresa para substituir a BIOS, procure no mercado livre

      Excluir
  3. Fala Marcão, outro pepino aqui, atualizamos a bios, tudo correto.... porem sempre tem um porem, depois de atualizada encontrei um erro que pra mim esta sendo crucial, apos atualizar a bios, usando o Acronis, ou Norton Ghost, para passar as Imagens, ele simplesmente nao detecta mais qqr USB, simplesmente ele corta todas as comunicações, até ai tudo bem, ja estava conformado em passar as imagens, em UEFI mesmo, porem sempre tem outro porem, agora a Acer lançou uma nova versao hahah Acer E1 510-2499 e fez o favor de atualizar a bios hahah ou seja, ou eu consigo uma solução pra isso, ou terei que instalar 300 maquinas manualmente uma por uma haha, oq vc me diz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi direito. Sobre qual ambiente esses programas estão rodando? Windows PE? Qual versão?

      Excluir
  4. Amigo vc já conseguiu instalar win7 no acer e1-510, me ajude por favor, não sei mas o que fazer

    ResponderExcluir
  5. olhe aqui amigo aqui tem o arquivo para atualização e ele explica tudo http://aspire-e1-510.blogspot.com.br/2014/04/acer-aspire-e1-510-legacy-bios-option.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu havia citado esse link no outro post, mas com a atualização disponibilizada oficialmente pela Acer, melhor usar o arquivo oficial.

      Excluir
  6. pessoal fiz a atualização bios, coloquei no modo legacy, dei o boot pelo dvd, começou a instalação do win7 mas quando chega nas partições ele diz que não é possivel formatar a partição acer q é a principal. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use o diskpart como comentado em
      http://caixaseca.blogspot.com.br/2014/01/uefi-x-sistemas-operacionais.html

      Excluir
  7. Olá galera. Estou passando por esse mesmo problema com esse modelo da Acer, porém o meu só está aceitando boot pela rede, alguém sabe como faço para atualizar a bios dessa forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, não é possível.

      Parece que o arquivo disponibilizado no link postado pelo Schnaidaum (e que eu havia colocado no outro post) permite atualizar sem Windows (não testei). Contudo, prefiro usar a atualização oficial do site da Acer numa instalação temporária do Windows 8(.1) 64-bit.

      Excluir
  8. COMO FAÇO PRA ENCONTRA O TIPO C ?
    N COMSIGO PASSA DESSA PARTE..
    ME AJUDEMMMM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carinha, extraia a atualizaçao q vc baixou, entra na pasta e la vai ter um arquivo de texto com o nome de SOP, la tem todos os procedimentos a seguir. ta em ingles mas é bem facil, qualquer coisa use o tradutor

      Excluir
  9. caara, atualizei a bios, apareceu o legacy, mas quando dou boot com o cd do win7, ele para naquela parte do "starting windows", e logo depois da tela azul ... tentei com o cd do win.8.1, acontece a mesma coisa ..da um erro e fala q precisa ser reiniciado .. me da uma luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você habilitou o modo Legacy? Se a mídia do Windows 7 for em português, ele mostrar "Starting Windows" (em inglês) é típico de quando está sendo iniciado no modo UEFI.

      Excluir
    2. entao .. habilitei o legacy e ele da tela azul, tanto com win7 quanto 8, usando drive de cd interno e externo tambem
      se eu usar o rufus e gerar um pen em gpt, ele inicia.. mas da tela azul na parte starting windows .. tanto o 7 quanto o 8 mais uma vez..
      não sei oq fazer mais.. porem ja mandei pra garantia, ta novo, o fabricante é sacana, ele q se vire ..

      Excluir
  10. Respostas
    1. Não tenho o notebook para testar. Que raiz é essa que vocês falam? Dê mais informações. Quais passos seguiu, a mensagem de erro exata.

      Excluir
  11. fiz a atualizaçao deu certo mas nao consigo atualizar o driver dde video,pode mim ajudar!

    ResponderExcluir
  12. como executar o arquivo ZW......exe ? ja dei boot pelo pendrive e abriu linha de comando so nao consigo executar esse tal de tipo C:

    ResponderExcluir
  13. ola Amigos olhei os posts de vcs, e estou com o mesmo problema ACer E1-510-2606 , ja baixei do site da acer ja descompaquitei no pen driver , só que ele nao da boot nem pelo pen driver nem por F12 nem por DVD externo nem por nada baixei direto do site da Acer qo formatar ele para win 7 , agora esse win 8 Dalicença emm complico nossa vida afff obrigado pela ajuda de Todos vlwww

    ResponderExcluir
  14. Galera Conssegui Resolver foi como Marcos FRM Falow Obrigado , fiz o seguinte entrei no site da Acer e Baixei o Bioss atual discompaquitei e coloquei na unidade c e Executei no win 8 mesmo ai reiniciei e atualizou show de bolas hehe vlw obrigado pela ajuda como MArcos FRM comentou..

    ResponderExcluir
  15. Preciso do driver de rede para esse E 510-2455 para windows 7. por favor nos mostre onde encontrar

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, eu deletei dois comentários pedindo drivers e tal. Deixei o último do jose souza porque pelo menos está pedindo só do de rede. Eu não peguei um notebook desses ainda. Usem o Google pesquisando por PCI ID. Geralmente garimpando outros modelos da própria Acer você consegue achar drivers compatíveis com Windows 7. Tem também os DriverPacks e modelos de outros marcas que usam os mesmos chips. Enfim, usem o Google e se possível postem aqui as dicas de solução. Façam sua parte para evitarmos o ambiente nada produtivo de help desk. Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Cara baixei a atualização da bios no site da acer, mas quando extrai os arquivos tinha dois executáveis lá dentro, qual eu devo usar, o Z5WE3211W.exe ou UpdateTXE1089.exe?

    ResponderExcluir
  18. Blz pessoal , primeiramente desculpe se estiver no forum errado , mas se puderem me ajudar fico muito agradecido , é o seguinte intalei o windows 7 no meu notebook ACER E1-510-2455 , porem os drivers de rede wireless nao consegui intalar pois o notebook era windows 8 e não é compativel com o 7 no site oficial da acer ja tentei baixar do proprio aparelho que só tem a opção do windows 8 e 8.1 e tentei tbm baixar de outros aparelhos com windows 7 mas mesmo assim nao funciona , se puderem me ajudar eu agradeço , se conhecerem algum adaptador de rede
    valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acer E1-510
      anexo abaixo link para download de todos os drivers OS Windows 7 x86. x64.
      -
      ( 32 bits ) :
      https://www.dropbox.com/s/memimpk4b1leywb/Acer%20E1-510%20Windows%207%2032-bit%20Drivers.rar?dl=0
      -
      ( 64 bits )
      https://www.dropbox.com/s/db5w9zu53yt3414/Acer%20E1-510%20Windows%207%2064-bit%20Drivers.rar?dl=0
      -
      Espero ter ajudado. Abraço!

      Excluir
  19. Pessoal, alguém mais está com problema em instalar o driver de vídeo no Acer E1-510,
    Windows 7 32bits ( x86 )
    Tentei inumeros drivers, até mesmo mecanismo da propria intel de reconhecimendo e download e a continua a seguinte frase:
    Erro:
    O sistema não atende os requisitos minimos para instalação do software.

    Se alguém solucionou favor responder ai, abraço!
    Se alguém est

    ResponderExcluir
  20. Brother,

    vai a solution ae:
    32bits
    https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?DwnldID=24592
    64bits
    https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?DwnldID=24593

    abraço

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    Marcos FRM.

    Estou com o seguinte problema.. O HD que estou tentando instalar o windows7 ou mesmo o 8 neste notebook, esta zerado.. nao to conseguindo atualizar a bios muito menos instalar qualqer windows.. O unico sistema que consegui instalar foi o ubuntu15.
    Preciso muito de uma ajuda.. sou novo na área da informática.. se alguém puder me ajudar..

    Att. Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Windows 8 é para instalar. Você está usando um DVD? Se estiver usando um pendrive, certifique-se que está sendo criado corretamente. Ferramentas bugadas não preparam o pendrive corretamente para inicializar via UEFI.

      Excluir
  22. VALEW MANO MUITO FODA SEU POSTE MAIS UM WINDOWS 7 INSTALADO........

    ResponderExcluir
  23. Consegui instalar o Windows 7 no Aspire E1-510...
    Contudo toda vez que o computador inicia entra direto na tela de opções avançadas do windows (aquela que abre se aperta F8)... Mas não é reportado que foi porque desligou errado ou algo assim, simplesmente inicia direto nessa tela de opções. Eu coloco iniciar normalmente e vai tranquilo.
    Mas fazer isso toda vez é triste, né. Alguem sabe como configurar o modo de inicialização??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa resolver a questão do desligamento. Experimente procurar um driver mais novo para o adaptador wireless. Já peguei um Dell que estava problemático no desligamento por causa de um driver bugado da Atheros.

      Excluir
  24. Pessoal,

    Tenho um bendito ACER E1-510 e estava com este problema durante 3 dias, após pesquisar muito para ver se havia segurança e alguém com o mesmo diagnóstico de problemas que em meu note eu optei por arriscar sozinho e fiz o procedimento com as teclas Fn + ESC após baixar a atualização da BIOS no site da própria ACER e extrair os arquivos para o Pen Drive formatado em FAT (Padrão) e deu tudo certo.

    Primeiro baixei o arquivo da BIOS referente ao ACER E1-510 no site:

    http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/drivers

    - Selecionar no site o grupo "Notebook";
    - depois selecionar a Série "Aspire";
    - e o modelo do Produto "E1-510".

    Imediatamente vai abrir a opção de escolha do Sistema Operacional (Windows 10 - 64 bit, Windows 8.1 - 64 bit ou Windows 8.0 - 64 bit) que vocês deves escolher.

    Abaixo no site é só clicar em BIOS e aparecerá os arquivos na descrição para download.

    O meu eu selecionei "Enable BIOS Legacy mode" e fiz o download.
    Depois extraí os 02 arquivos executáveis (que são "UpdateTXE1089.exe" e "Z5WE3211W.exe") da pasta "BIOS_Acer_2.11_Windows" para o PenDrive já formatado.
    Observação: Não precisa renomear nada viu.


    Daí sim vem o procedimento de recuperação da Bios.

    1º - Retirar a bateria do notebook;
    2º - Conectar o PenDrive com os arquivos executáveis da Bios no notebook ACER;
    3º - Conectar o cabo da fonte na tomada e no plug do notebook;
    4º - Pressionar as teclas "Fn + ESC" e dar um clique no botão "Power" (Liga/Desliga);
    >>Observação: após clicar no botão Power mantenha pressionado as telcas "Fn + ESC" por alguns segundos (de 2 a 4 segundos) até que pisque uma luzinha laranja.
    5º - Neste momento você solta as duas teclas "Fn + ESC" e pressione novamente junto com o botão de "Power" >>> "Fn + ESC + Power";

    A partir daí seu ACER Aspire E1-510 ou outro de modelos semelhantes deverá iniciar automaticamente.


    Muito importante:

    Em hipótese alguma retire o cabo da fonte energizada de seu notebook durante o procedimento, pois seu notebook estará sem bateria e em processo de recuperação/atualização da Bios.
    Vale o mesmo para o Pendrive, ok?!

    Depois de iniciado e tudo normalizado você pode desligar seu notebook e desconectar o cabo da fonte para colocar a bateria.
    Em seguida liga-lo normalmente.


    Abraços
    (22/11/2015)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente dica, assim não é necessário ter um Windows instalado para atualizar. Muito obrigado pela contribuição!

      Excluir
    2. Para quem ainda pretende atualizar o sistema operacional de Windows 8, 8.1 para Windows 10 deverá baixar a atualização da BIOS no site da ACER:

      Selecionar no site o grupo "Notebook";
      - depois selecionar a Série "Aspire";
      - e o modelo do Produto "E1-510".

      Imediatamente vai abrir a opção de escolha do Sistema Operacional (Windows 10 - 64 bit, Windows 8.1 - 64 bit ou Windows 8.0 - 64 bit) que vocês deves escolher.

      Abaixo no site é só clicar em BIOS e aparecerá os arquivos na descrição para download.


      E executar o mesmo procedimento de atualização da BIOS anteriormente citado.

      Abraços

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. aqui estou com um e1-510-2606 e as teclas fn+esc e power não funcionam, não acende nem pisca nenhuma luz laranja.
      ja tetei de tudo, não tem mais nenhum sistema instalado nesse note.

      Excluir
    5. Você por acaso formatou o seu notebook antes?
      E a bateria está carregada pelo menos ?
      Qual sistema operacional você tinha antes?

      De esses e outros detalhes. Assim poderemos ajudar melhor.

      Beleza?!

      Excluir
    6. to com o mesmo problema que o Shadow

      Excluir
    7. tou com mesmo problema no meu e1-510 ... tou sem sistema operacional .... nao tenho a opçao legacy na minha bios , versao atual da minha bios é 2.05 .... eu troquei o HDD do meu note mas ele nao reconhece para formata .... ele so reconhece dentro da bios .... alguem pode me ajudar vou deixa meu facebook
      https://www.facebook.com/andrelph2007

      Excluir
  25. De Nada!

    Depois dá uma força aqui para quem está precisando também.
    E seu feedback de como foi a recuperação/instalação.

    ResponderExcluir
  26. aqui estou com um e1-510-2606 e as teclas fn+esc e power não funcionam, não acende nem pisca nenhuma luz laranja.
    ja tetei de tudo, não tem mais nenhum sistema instalado nesse note.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conseguiu solução amigo? estou na mesma que você!!!

      Excluir
  27. Consegui ativar o modo LEGACY, funciona atualizando a BIOS e o drive até o momento ainda tá disponível no site da Acer. Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
  28. muito bom estes comentarios sigam a risca que vai dar certo

    ResponderExcluir
  29. olá será que alguém poderia me ajudar?
    comprei um notebook acer aspire E1-571 64 bits com o windows 8
    Formatei para o windows 7 , entrei no site do fabricante. baixei todos os drivers para win 7 64bits , pois bem instalei a placa werelles e para minha surpresa não entra no roteador mais da minha casa. reconhece a rede tudo os nomes da rede , mas quando vou conectar diz que nao tem driver estalado, mas ligo o ponto de acesso do meu celular, ai coloco a senha e através do celular navega. como posso resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...

      Então Radio Web Mais, acredito que seja necessário o driver da sua placa wi-fi instalada, seguindo a lógica que funcionou a rede em seu celular.

      Tente baixar o Driver da placa instalada e o _"Microsoft Framework"_ para W7 no site oficial da Microsoft e depois instalar em seu notebook.

      Confere também se em Gerenciador de Dispositivos se sua Placa Wireless está ativa.

      No mais, poste aqui o resultado.

      Excluir
    2. Segue um dos Links:

      https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=30653

      Excluir
  30. Olá ! Eu tenho num acer e510 ja tem a legacy bios porém já fiz de tudo para formatar pelo pen drive , a bios reconhece mas na hr de formatar fica em tela preta

    ResponderExcluir
  31. Companheiro, sou do Clubedohardware. O meu aqui não abre pra dispositivos. USB, Pendrive por causa do UEFI. Até pen com linux ele não leu. Se me ajudar, vou passar pra galera que não está conseguindo atualizar a bio porque ele não deixa acesso a dispositivos. Maioria foi troca de HD. Belezzz? Conto com sua experiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente inicializar pela mídia (DVD mesmo, à moda antiga) contendo o Windows 8/8.1/10 64-bit. No meu E1-531 é super tranquilo.

      Nunca peguei um E1-510 em mãos para ver realmente o que acontece com ele.

      Excluir
  32. Valeu bro!! Instalei a bios aqui e apareceu a versao.. baita top!!

    ResponderExcluir
  33. bom dia .... nao consigo resolver e1-510 tou sem sistema nessa maquina e nao cosigo atualizar a bios ... a bios nao tem a opçao legacy ..... versao da bios atual 2.05 .... alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  34. acer e1-510 ... versao atual bios 2.05
    nao reconhece dispositivos usb e dvd
    nao tenho nenhum tipo de sistema operacional no meu acer poquer nao tenho a opçao legacy

    porfavor me ajudem

    ResponderExcluir

Postar um comentário