foobar2000 + MKV

Consegui passar boa parte dos meus DVDs para arquivos MKV (Matroska) sem conversão lossy nenhuma com ajuda do mkvmerge, eac3to (para DVDs com áudio PCM, que passo para FLAC) e ChapterGrabber.

Alguns shows valem a pena a conversão para MP3 para ter no celular, carro, aparelho de som. Antigamente, usava isto aqui. Contudo, com MKV, nada disso é necessário: foo_ac3.

O complemento adiciona suporte a áudio AC-3 (vulgo "Dolby Digital") e tem um demuxer para MKV, que interpreta os capítulos presentes no arquivo. Então resume-se em abrir o .mkv no foobar2000 e usar o conversor para gerar arquivos MP3 (ou outro codec) separados por faixa. Funciona também com MKVs com FLAC e provavelmente DTS se você instalar o foo_input_dts.

Como meus índices não possuem informações de artista, título, etc, os excelentes recursos para tagging do foobar2000 sempre aparecem para o resgate. A opção "Automatically fill values..." pode importar da área de transferência (Source → Clipboard: line per track), por exemplo, o título (Pattern → %title%), uma linha por faixa.

Depois de preenchidas as tags, "File Operations → Rename to..." permite deixar sua estrutura de pastas organizada usando o modelo de sua preferência.

Devemos dar preferência para trilhas lossless (PCM, FLAC). Porém existem muitos DVDs com apenas áudio AC-3 e/ou DTS, ambos codecs lossy. A conversão para MP3 será lossy → lossy. Fazer o quê... ☹ Tocar em todos os lugares possíveis é o objetivo.

Comentários