UEFI: turnê pelo setup do firmware do HP s5-1410br

Cenário: downgrade do Windows 8 para o 7.

Depois de reiniciar o Windows 8 clicando em "Reiniciar" com a tecla Shift pressionada:






Então, no setup:
(VT-x veio desabilitado...)





Agora, a parte mais importante (Secure Boot, modo Legacy):



Como esperado, Secure Boot habilitado e modo Legacy desabilitado.

Desabilitando o Secure Boot ("Inicialização segura") permitirá instalar o Windows 7 x64 (a versão x86-32 não) no modo UEFI. Instala direitinho sem a necessidade de usar o modo Legacy.

Esse firmware é paranoico e, ao desativar o Secure Boot, pede uma confirmação no próximo boot — afinal, o seguro morreu de velho:


Se for instalar outro sistema que porventura não seja compatível com UEFI, então será preciso habilitar o modo Legacy ("Suporte legado"), que daí o firmware passa a carregar qualquer coisa.

Menu de boot com "Suporte legado" desativado:


Instalação do Windows 7 x64 feita através da entrada "UEFI: hp CDDVDW SH-216BB". Se estivesse num pendrive, apareceria na lista.

E, agora, com "Suporte legado" habilitado:


Com o modo Legacy, meu pendrive Patriot com bootloader ainda não adaptado para UEFI deu as caras.

Esse HP ainda deixa acessar o "Menu de Inicialização" com ESC durante o boot. Não é garantido que todas as máquinas implementem isso, contudo. Pode acontecer da única forma de acessar o setup ser através do próprio Windows 8. Não existe uma forma padronizada no Linux para isso, mas com um pouco de cola deve dar para fazer funcionar (link). A recomendação da Microsoft é para, quando Secure Boot for desabilitado, o firmware exibir quais teclas acionam os menus (link).

Comentários