Desativar Secure Boot em notebooks Acer

O aureoh e eu relatamos no FGdH que os Acer Aspire E1 (e acrescento todos os demais da marca com Windows 8 de fábrica) não permitem desativar o Secure Boot sem chavear para o modo Legacy. Não está correto. O firmware permite sim, porém o macete é configurar uma senha de supervisor primeiro. As telas abaixo são de um E1-531 com firmware 2.14.

Definir senha

Definida a senha, salve, reinicie, que estará liberada a opção para desativar o Secure Boot

Tentei instalar o Windows 7 x64 no modo UEFI, porém o sistema começa a carregar e pára logo adiante em "Starting Windows". Não responde mais, tem que ser desligado no botão. Acredito que a Acer fez um implementação totalmente "Class 3" nesse modo, sem a emulação de BIOS para VGA, que ainda é requerida pelo Windows 7 mesmo ao ser carregado via UEFI (link).

Ou seja, Windows 7 em notebooks Acer com UEFI apenas funciona usando o modo "Legacy BIOS".

Distribuições Linux, dentre as que suportam UEFI, não têm esse problema.

[Atualização - 16/04/2014] Para o pessoal com o E1-510 cujo firmware não oferece o modo Legacy, olhe o post Modo Legacy no Acer Aspire E1-510.

Referência:
How do I disable secure boot on an Aspire V5-171? (Acer Community)

Relacionado:
UEFI x Sistemas Operacionais

Comentários

  1. Show de bola a dica, funcionou na hora no meu note. Vlw, Marcos. Obrigado pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom amigo, realmente só consegui instalar o win 7 usando o modo legacy...valeu pela dica..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois de instalar o windows 7 , pode jogar o 8 que ele parte e instala normalmente

      Excluir
  3. Puta que me pariu, desmontei o notebook inteiro a fim de resetar a bios tirando a pilha da placa mãe. Acabou que a pilha era soldada e desmontei de varde sendo que era só mudar pra legacy, haha. Brigadão Marcos salvou minha vida!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, realizei o procedimento, mas não consegui passar da tela de inicio do windows, ele trava, assim como diz no seu exemplo.
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual versão está tentando instalar?

      Excluir
    2. Altere "Boot Mode" para "Legacy BIOS".

      Excluir
    3. Acabei de fazer isso, agora iniciou uma nova instalação, mas não deixa eu instalar pela partição estar em estilo GPT. Você sabe como eu altero esse estilo de partição?

      Excluir
    4. Na primeira tela do instalador do Windows 7 (aquela onde aparece "Instalar agora"), pressione Shift+F10. No prompt, faça o seguinte (substitua [Enter] por um toque na tecla Enter do teclado):

      diskpart [Enter]

      Espere um pouquinho...

      list disk [Enter]

      se "Disco 0" for o correto (observe pelo tamanho),

      select disk 0 [Enter]

      Por fim:

      clean [Enter]
      exit [Enter]

      Feche a janela do prompt.

      Apagará todos os dados do disco em questão. Faça backup antes se necessário.

      Então, prossiga com a instalação.

      Excluir
    5. Neste caso, eu irei formatar o disco todo, certo? Eu gostaria de particionar o hd, preservando o windows 8 original e colocando o 7, é possível?

      Excluir
    6. Oi Marcos, deu um abacaxi aqui...rsrs, depois que mudei o modo de boot para legacy, meu sistema original não inicia mais, agora só estou com a instalação do windows 7. O sistema entrou em um looping que reconhece os drives da máquina mas não reconhece nenhum sistema instalado..acredito que terei que formatar tudo mesmo. Eu também não consigo mais entrar na bios. Não tem uma solução para isso mesmo, neh!? rsr Obrigada mesmo assim ;)

      Excluir
    7. Nesses Acer, não é possível manter a instalação original do Windows 8 (que está em UEFI) e o Windows 7 simultaneamente. Poderia ser possível se você conseguisse reinstalar o Windows 8 Single Language (provavelmente a versão que tem aí) no modo Legacy também, mas isso não é possível pois não existe uma mídia de instalação dele em pt-BR. Graaaande Microsoft! Para entrar no Setup, é F2.

      Excluir
    8. O jeito é instalar o Windows 7 mesmo, a bios não entra nem com F2, fica em looping mesmo, parou tudo!!
      Bom, obrigada pela sua ajuda e disposição, consegui sair do zero com suas dicas..
      Valeu mesmo...abraços!

      Excluir
  5. Muiiiitoooo obrigada! Ajudou demais!

    ResponderExcluir
  6. Ola, acho que estou com o mesmo problema relatado pela Louise, comprei um note Acer V5-171 que veio com win8, depois de testa-lo resolvi instalar o Windows 7. Acessei o Bios e altrei o Boot para Legacy, instalei o Windows 7, só que agora em não carrega o Windows e o pior, mesmo pressionando F2 não consigo mais entrar no Bios e não sei mais o que fazer. Sera que alguém poderia me ajudar ? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda está em "Legacy BIOS"? Carregue a mídia de instalação do Windows 7 e use o diskpart para limpar o disco e instalar do zero como comentei acima.

      Excluir
  7. Cara lutei ate conseguir seu blog vlww
    Agora funcionou

    ResponderExcluir
  8. Amigo, cheguei ao seu blog depois de muita procura para solucionar meu problema, tenho um Acer E1-510-2811, que vem com Linux pré instalado, e preciso colocar windows 7 nele, o problema é que na bios não tem a opção Legacy, consegui ativar e desativar o Security Boot como vc ensinou, fiz um Pendrive Bootavel com e sem o Rufus, alterei o Bootx64, fiz todos os processos que achei, ele da o boot, começa a carregar o windows e trava na tela "Starting Windows, ja testei com Win7 64, 32, Profissional, Ultimate, lite, e nada, todos param na mesma tela, se puder me dar uma luz, eu ficarei mto grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. W7 precisa ser no modo Legacy nesses Acer. Tem certeza que não tem? É esquisito, pois eles usam o mesmo firmware base em todos os modelos.

      Excluir
    2. Pois é esse E1-510-2811 Não tem, eu consigo desativar o Security Boot colocando a senha, porem não da a opção de Mudar pra Legacy, a Bios dele está com a V2.05, será que eu consigo voltar pra 2.04? o que acha? (Obrigado pela atenção)

      Excluir
    3. Marcelo Brandao vc conseguiu resolver? tenho esse mesmo acer E1-510-2811, não consigo instalar o windows

      Excluir
    4. Amigos , alguem conseguiu , meu cliente ta me cobrando to ferrado :(

      Excluir
  9. To com o mesmo problema do marcelo. o meu note é o Acer E1-431-2882 e não dá a opção Legacy. Tb já habilitei o Security Boot, mas nada mudou.

    ResponderExcluir
  10. To com o mesmo problema...alguem tem a soluçao

    ResponderExcluir
  11. Estou com o mesmo problema da Louise Cristine, no meu caso formatei e instalei o Windows 8.1 no modo Legacy, mas agora não consigo mais acessar a Bios, nem com F2, nem com DEL nem com nada

    ResponderExcluir
  12. Marcelo Brandao , Marcos FRM , Wagner Teorico , Lelo

    Meu modelo é o mesmo de voces , Modelo E1-510-2811 , conseguiram a solucao ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um mistério. Um colega lá do FGdH comprou um M5-481PT-6 e ele tem opção para mudar para "Legacy BIOS" igual ao meu E1-531. Esse seu veio com Windows 8? Teria como alguém tirar fotos das telas do Setup e hospedar em algum lugar para darmos uma olhada? Vá que esteja escondida em algum lugar a opção com um nome diferente. Improvável, mas não resta muita coisa...

      Excluir
  13. Estou com o mesmo problema aqui do modelo E1-510-2811, não pega o boot nem por DVD, nem por pendrive, pode estar com o "Secure boot" habilitado ou não, com senha de supervisor ou não, e dá tudo na mesma, na tela de seleção de boot (F12), só aparece o próprio HD, e boot via rede IPV4 e IPV6. Li em outro lugar que com o CD do Windows 8 64bit original, funciona, mas não sei se isso confere. Vi algumas pessoas falando do uso do Easy BCD, provavelmente para adicionar o Windows 8 como Dual-boot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Windows 8 32-bit não suporta iniciar no modo UEFI. Tem que ser a versão 64-bit.

      O Linux pré-instalado nele ainda está funcionando? Se estiver, abra um terminal qualquer e rode o seguinte comando (tecle Enter no final):

      efibootmgr

      (se não funcionar, rode sudo efibootmgr)

      Cole o resultado aqui.

      Excluir
  14. estou com o mesmo problema. o meu acer e1-510-4646 nao tem opçao de legacy.. e nao consigo boot por nenhum outro dispositivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz dois pedidos, nos dois últimos comentários, para donos deste modelo. Até agora, ninguém quis cooperar.

      Excluir
  15. Estou com o mesmo Problema:
    Notebook: acer aspire e1-510-2811
    Fiz todos os tutoriais que encontrei, testei fazer um pendriver boot com o programa rufus, baixei várias versões do windows 7 e nada. Na bios não tem a opção "Legacy BIOS", não tem como mudar a opção a opção "SATA Mode" pois só está disponível a opção "AHCI Mode". Também já mudei a opção o "Secure boot" habilitado ou não e nada. A única coisa que consegui foi instalar o Win8.1 x64 Enterprise. Mais eu estou querendo é o Windows 7. Tem como atualizar a BIOS do note, talvez isso foi resolvido.A minha versão é a 2.05. Não sei mais o que fazer, sugestões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei isso aqui para colocar o modo Legacy de volta no Aspire E1-510:

      http://aspire-e1-510.blogspot.ch/

      AVISO: QUEM QUISER, QUE TENTE POR SUA CONTA E RISCO.

      Excluir
    2. Não consegui entrar no FTP, parece que o usuário e senha estão incorretos. Você conseguiu baixar o arquivo MarcosFRM?

      Excluir
    3. Agora é oficial. Post atualizado.

      Excluir
    4. Funcionou perfeitamente no meu notebook. Eu baixei o arquivo, extrair no meu computador e executei o instalador (o meu note estava com o Win8). Demorou um pouco, mais após reiniciar a bios estava atualizada e com a opção "Legacy BIOS" disponível. Para o pessoal que está com o linux, podem seguir o passo-a-passo citado anteriormente para criar um pendrive de boot. Obrigado a todos pela ajuda, especialmente a Marcos FRM que disponibilizou o arquivo para download. Falow...

      Excluir
    5. Veja que eu atualizei o post, pois agora a Acer disponibiliza oficialmente o arquivo em sua página de download. Quem tiver Linux, terá que instalar temporariamente o Windows 8 x64 só para atualizar, pois o DOS não iniciará sem o modo Legacy. Depois de atualizado, colocando em "Legacy BIOS", será possível instalar o Windows 7.

      Excluir
  16. Marcos, eu não entendi o seu tutorial, e verifiquei que no boot mode só tem a opção UEFI, como mudar para legacy? por favor me ajude, ja tentei de tudo, e não consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o modelo dele é o E1-510-4646

      Excluir
    2. Olhe o link. Vale para todos os E1-510.

      Excluir
    3. agora entendi, muito obrigado.

      Excluir
    4. Marcos, outra duvida, o Boot menu deste nootbook não reconhece nenhum dos meus pendrives para atualizar a bios, o que fazer para reconhecer meus pendrives na bios?

      Excluir
    5. Sua máquina tem Linux pré-instalado ou Windows 8?

      Excluir
    6. Está lá escrito. Você precisará instalar temporariamente o Windows 8 64-bit (use uma chave genérica mesmo*) para conseguir atualizar. Consiga um DVD emprestado com alguém ou procure pelos torrents da vida.

      * Olhe estes posts:
      http://caixaseca.blogspot.com.br/2013/12/chave-do-windows-8-pro-serve-para-o-81.html
      http://caixaseca.blogspot.com.br/2014/03/reinstalando-o-windows-81-single.html

      Excluir
    7. Marcos, com um dvd eu consigo instalar o windows 8.1 numa boa ou precisa algum procedimento antes?

      Excluir
    8. Não. Sendo a versão 64-bit é o que importa. Na instalação, apague todas as partições e mande instalar no espaço não alocado. (pressupondo que você não queira mais o Linux pré-instalado)

      Não instale drivers nem nada se pretende colocar outro Windows depois. Use a instalação do W8.1 só para atualizar o firmware e deu.

      Excluir
    9. beleza, obrigado, tou baixando a ISO do windows 8.1 x64 vou tentar aqui, qualquer coisa eu te aviso, obrigado por enquanto.

      Excluir
  17. Boa tarde, eu tenho um Acer V5, atualizei a Bios para versão mais nova pelo site da acer, mas agora ela tem uma senha e não consigo mais entrar. eles colocam de proposito, ja liguei para acer e eles falam que não estão autorizados a falar a senha da BIOS. O Micro é meu e não poso usar o que eu quero é mole ?? Alguem sabe como ver essa maldita senha de BIOS ??

    ResponderExcluir
  18. e quando não tem a opção legacy e só tem a uefi ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí você vê se uma nova versão do firmware não traz a opção de volta.

      Excluir
    2. certo, tipo eu ja exclui as partições e preciso fazer dar o boot pelo cd rom, mais ai ele não vai, oque faço ?

      Excluir
    3. Qual modelo, versão do firmware? Qual Windows? 32 ou 64-bit?

      Excluir
    4. é o acer aspire e1 510 agr esse negocio de firmware eu não sei ver, é 64bit

      Excluir
    5. Existe um link com a solução para o E1-510. Leia-o.

      Excluir
    6. certo.. ai tem aquele driver, só que o note ta sem sistema agr.. como faço pra instalar esse driver sem o sistema operacional ?

      Excluir
    7. Instale o Windows 8 de novo temporariamente (use uma chave genérica mesmo, sem ativá-lo) só para atualizar. Depois, arranque ele fora e coloque o 7.

      Excluir
    8. certo... mais e se eu não tive o w8 pra instalar ?

      Excluir
    9. Daí é problema seu. Dê um jeito de conseguir.

      Excluir
  19. tenho notebook acer v5, Legacy BIOS habilitado estou sem sistema operacional no hd (hd formatado)
    nao consigo acessar setup pelo teclado ao iniciar parece frase "aperte f2 para iniciar setup" ja tentei varias vzs e nada f2 e f12, alguém poderia ajudar?

    ResponderExcluir
  20. meu not aspire one ta pedindo uma senha do hd
    como faço pra encontrar essa senha ja procurei no manual.. nao encontrei.
    alguem pode me ajudar.?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite
    pessoal preciso de uma ajuda
    aqui talvez nem fosse o local correto porem foi onde achei pra fazer um comentario

    hoje tive um problema com um dos meus hd e o mesmo nao inicializava sistema
    criei um boot com o hdd regeneration tentando recuperar o hd, porem ele nao tinha suporte
    entrei na bios mudei a configuracao de ahci para ide o hd reconheceu, porem depois de o processo de recuperacao feito coloco o mesmocomo slave retorno o original ao seu local, nao lembrei de entrar na boos e mudar a configuracao pra default, inicio o notebook (acer aspire 8930G) aparece do nada uma tela azul o pc reinicia, me lembro de ir na bio e reconfigurar e agora com entrar pressiono f2 com padrao dos acer, f12 pra mudar no menu boot e nada nenhumas das opcao sao aceitas, nao entra nem no bios setup nem no menu de boot. resetei retirando a bateria, a opcao de menu e retirada ja que a mesma e configurado setup bios, porem agora a tecla f2 ao pressionar ativa a mesagem please wait e espero espero ate que o notebook é reiniciado e assim fica nessa sucessivamente alguel por gentileza poderia dar-me uma luz pra esse problema grato dese já

    ResponderExcluir
  22. Amigos, recebi um note Aspire E1-510-2610 para colocar windows 7. Depois de muito quebrar a cabeça consegui atualizando a bios, porém agora ele não reconhece nenhum dispositivo usb.. Alguma alma caridosa com alguma dica ? Ja atualizei pelo Slim driver e DPS e nada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo meio atrasado... provavelmente seja só questão de instalar os drivers USB 3.0 no Windows 7, que você baixa diretamente da Intel.

      Excluir
  23. Pessoal, boa tarde!



    Tenho um NoteBook Acer 5920-6080.

    Um HD Samsung 640GB.



    Esse HD desde que comprei, apresentava intermitentemente, uns estalos quando ia desligar e algumas vezes ate mesmo durante a utilizacao.



    Meu HD costumo particionar em 2 particoes: C e D.



    Recentemente fui formatar para colocar o Prewier do Windows 10 que baixei no site da Microsoft.



    Assim que formatei pelo DVD a particao C, o NoteBpook reiniciou sozinho e desde ent'ao n'ao acho o HD lugar algum.



    Procurei:



    1) BIOS - SETUP

    2) CD do windows 98 usando FDisk, Scandisk,

    3) CD do Hirens Boot CD

    4) Quando na tela de formatacao usando o shift + 10 e fazendo o DiskPart.



    E nao encontrei o HD.



    Apenas faltou colocar no congelador. rsrs



    Bom, apenas da que nao ha discos fixos.



    Coloquei este HD como escravo em um PC.



    Ocorreram os mesmo passos acima mas com um detalhe: no SETUP e apenas no SETUP consta o disco com 0 bytes de espaco total.



    Sera que perdi esse disco?



    Não é possível utilizar nenhuma ferramenta de recuperação pois o disco não aparece em lugar algum.



    Outra coisa: Embora o HD não seja localizado, quando colocado no Note ele praticamente 'para' o note. Inclusive, a aba Advanced do SETUP, não abre. Pior que isso, se jogarmos a seta do teclado em direção à aba Advance, o SETUP trava. Retirando o HD, SETUP normal!



    Acabou de chegar outro HD novo e fui instalar de novo o windows 10 com boot pelo pendrive e deu o mesmo problema.



    Aguardo orientações.



    Grato a quem puder ajudar.



    Carlos Rocha

    ResponderExcluir
  24. Outro problema que estou enfrentando é:
    Pessoal, bom dia!



    Recentemente perdi um HD de NoteBook Acer 5920-6080. Então aproveitei para comprar outro.



    Mas na formatação estão ocorrendo uns erros muito estranhos.



    Já coloquei anteriormente até Windows 8.1 nele e só retirei pelo fato de não achar driver para rede sem fio.



    Bom, vamos aos erros:





    1 - Coloquei o DVD Windows XP e após copiar os drivers, diz que não há discos locais.



    2 - Coloquei o DVD Windows 7 e trava na tela de "Aperte uma tecla para começar do CD"



    3 - Coloquei o DVD Windows 8.1 e nem a tela de "Aperte uma tecla para começar do CD" aparece. Antes, após um tempo, dá um erro na tentativa de instalação. Não, não abre o instalador.





    Aí vem o mistério.





    4 - Coloquei os CD do Windows 98SE e Hiren's Boot CD e tá lá o disco, as partições e tudo mais.





    Quanto às mideas, ontem formatei 2 notebook's com elas. E também testei em um gravador de DVD externo.



    Só não tentei dar boot por USB pois o HD que perdi eu coloquei o windows 10 Preview em um pendrive Que eu tinha costume de usar em formatações e após a formatação, assim que deu a primeira reinicialização já não existia mais o HD


    O que me deixa intrigado, e isso talvez seja pela a pouca experiência que tenho em relação ao rapaz que mexeu para mim que é muito bom no que faz, é que levei em um técnico aqui na minha cidade e ele disse que não há defeito no meu NB e instalou o Instalou o Windows 8 Single Language nele para testar. Como ele conseguiu instalar gente?



    Será que o DVD durante a instalação deve pedir serial? Pois a media que estou usando não pede.



    Será que é alguma configuração? Qual?



    No aguardo,



    Carlos Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente iniciar a partir de um Linux. Caso funcione, use o GParted para recriar o particionamento do disco (Dispositivo -> Criar tabela de partição...).

      Excluir
  25. Excluí vários comentários inúteis. Cultura de help desk aqui não!

    ResponderExcluir
  26. Galera o windows instala mas na hora de ativar da a seguinte msg. Error Details Using Volume ID (HD Volume 1 ) Error finding your systems active partition. ( Read the read me file)

    ResponderExcluir
  27. Bom dia amigo, tudo certo? tenho um notebook da Acer com Win 8.1 e estou tentando fazer dual boot da distro do linux Ubuntu, só que no momento que espeto o pendrive e reinicio a maquina pra dar boot, o logo da Acer fica em Loop, aparece e sai constantemente até a hora que removo o pen drive . E na BIOS está configurada correto ao meu ver, em Legacy e não em UEFI . Já tentei em outro pendrive também e com mais de 1 ISO e outro software de "bootagem" . Se conseguir me ajudar . Obrigado
    OBS: consegui instalar uma vez por sorte pois não deu loop e foi direto pro boot no pen drive, só que estava aparentando alguns problemas e acabei formatando a unidade dele .

    ResponderExcluir
  28. Pessoal boa noite, não consigo entrar na bios de forma alguma de um noot ace aspire v5-471 alguem tem ideia de como faço pra entrar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver Windows 8/10 nele, bem no fim do link a seguir tem uma forma de fazer:
      http://caixaseca.blogspot.com.br/2014/01/uefi-x-sistemas-operacionais.html

      Excluir
  29. Olá Marcos, eu tenho um Acer Aspire v5-471. Estava instalado o windows 7 Pro 64bits. O teclado do notebook está ruim onde algumas teclas não funcionam, outras repetem a letra do lado ou de baixo e a FN não funciona.

    O problema é que eu cometi a burrice de voltar as valores default no setup(bios).


    Conclusão: Não aparece mais a mensagem abaixo no rodapé para precisar F2 e acessar o Setup. Com teclado externo USB também não consigo acessar o setup mais. F2 logo quando ligo o note e sempre cai na mesma mensagem OPERATING SYSTEM NOT FOUND.

    Então lendo muito sobre o assunto pelo google e aqui eu gerei uma instalação pura do windows 7 pro 64 bits pelo RUFUS abilitando a opção GPT PARA UEFI. Após colocar o Pen Drive e ligar o note apareceu a mensagem de SECURE BOOT e não sai disso.


    Já tentei de tudo, ligar sem o HD, retirei a pilha e deixei 24 HORAS e nada. Não sem mais o que fazer para entrar no setup dessa BOMBA.


    Se alguém puder me ajudar..... POR FAVOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consiga um DVD do Windows 8, 8.1 ou 10 e siga os passos do último tópico deste post:

      http://caixaseca.blogspot.com.br/2014/01/uefi-x-sistemas-operacionais.html

      Excluir
    2. Rodrigo, vc conseguiu a soluçao ?

      Excluir
  30. Galera boa tarde, seguinte ve se alguem pode me dar uma luz eu já entendi que tenho que mudar o modo de boot pro Legacy, mas a questão aqui pra mim eh a seguinte, fui tentar instalar o o windows 7 antes de mudar a bios e na hora que reiniciou a tela ficou preta e não liga mais;
    Quando aperta o botal de ligar ele da sinal no 1º led com icone de lampada (pisca umas 4 vezes) depois para e continua na tela preta;

    Como que ligo essa coisa agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ruan comentou algo similar acima. Eu tentaria remover o HDD temporariamente só para ver se faz diferença. Se fizer, plugaria ele em outra máquina e apagaria completamente o particionamento. Depois colocaria de volta e recomeçaria do zero.

      Excluir
  31. Olá Marcos, tenho uma dúvida; Algumas distros do linux mais velhas, como o debian por exemplo, não possuem suporte para o secure boot habilitado, então tenho que desativá-lo no setup para conseguir "bootar". Eu instalei no modo UEFI com o secure boot desativado, mas ao completar a instalação e verificar as entradas da ordem de boot no setup, o debian não estava lá. Então eu ativei novamente o secure boot, para a opção: "select an uefi file as trusted for executing" ser ativada e assim, navegar no meu HD e procurar o arquivo grubx64.efi na pasta debian na partição ESP, adicionando-o na nvram. Depois, o desativei o SB para o debian ser reconhecido. Seria algum tipo de bug?

    ResponderExcluir
  32. Name: Luiz Carlos Lazaroti
    Email: llazaroti@gmail.com
    Site / Blog: http://www.%20uol.com.br
    Comentário: Prezado, bom dia. Meu Notebook é um Acer e vem com essa nova tecnologia , UEFI. Fiz a partição para Ubuntu e instalei o novo sistema operacional em modo Legacy. Acontece que quando ligo o PC se no boot tiver UEFI inicia com Win. Se tiver no Legacy inicia com Ubuntu. Não aparece aquela tela inicial para que eu possa escolher qual sistema usar. Fora que não consegui desabilitar de jeito nenhum o boot security. Alguma idéia?.

    ResponderExcluir
  33. ME AJUDEM PLEASE ------

    eu ja tentei tudo ai - chego ate a parte de instalaçao do win 10 ( o quadrado azul ) depois disso nada mas (botavel com o pen drive -

    - ja com o win 7 chego ate na parte Starting win - depois Microsoft corporat... depois disso fica so o icone do mouse e nada maios ( isso botavel com a midia )

    Me ajudem estou quase quebrando esse not na cabeça de minha irma -

    ResponderExcluir
  34. Ajuda. Comprei um acer aspire es1-572 (aspire es-15) veio com o Windows 10 ja na nova versão. Porem gostaria de colocar o windows 7. Fiz todos os procedimentos para acessar o boot indicados aqui no blog. Começo a instalação do windows normalmente, mas quando aparece a tela de selecionar o drive a ser instalado o Windows aparece msg de carregar drive. Ja fiz de quase tudo. Formatei pelo diskpart. Troquei de mídia e locais de usb. E nada faz passar dessa tela. Preciso de ajuda. Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Largue o Windows 7 de mão. Para que procurar problema??????

      Excluir
  35. Olá Boa tarde,

    Meu nome é Murilo e meu problema é diferente, tenho um notebook Acer F5-573-521B e consigo instalar o win 7 sem problemas nele, porem as portas USB param de funcionar eu ja tentei instalar todos os driver possíveis mas não funciona o driver instala mas não abre nenhum dispositivo nem HD Externo nem PEN DRIVE e nem celular, se você souber de alguma solução iria me ajudar muito, meu note veio com win 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha recomendação é usar o Windows 10. O Windows 7 é um sistema obsoleto. Quando eu criei este post, o objetivo maior era conseguir usar Linux neste notebook. Se você usa Windows, por que perder tempo e cabelos com o 7 se o 10 roda de boa, com tudo funcionando?

      Excluir
  36. Cara eu tenho o mesmo que o amigo acima, gostaria de instalar uma distro linux nele, mas não consigo dentender jeito nenhum, alguma dica?

    ResponderExcluir
  37. Ola boa tarde,

    no set up ficou tudo certo no UEFI, estou tentando instalar o W8 no meu aspier E-15 (E5-571-3513), desabilitei o security boot, dou f10 para salvar, e quando é para iniciar pelo cd diz; NO BOOTABLE DEVICE, apero ENTER me diz uma mensagem... default boot device missing or boot failed. insert recovery media and hit any key. then select "boot manager" to choose a new boot device or to boot recovey media...

    sendo que o CD esta no leitor... e nao consigo instalar o S.O...

    e pelo legacy instala 5% e da erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde veio essa sua mídia? Aproveite e instale o Windows 10 de uma vez. Utilize a ferramenta da Microsoft para baixar:

      http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209

      Basta usar a versão adequada (Single Language, Home, Pro) que o Windows 10 AINDA ativa com a chave do 8/8.1 salva no firmware, como comento aqui:

      http://caixaseca.blogspot.com.br/2016/08/ainda-e-possivel-atualizar-do-windows.html

      E habilite o secure boot. Não há motivo para deixar desabilitado se só pretende usar Windows.

      Excluir
  38. formatei o acer e1 510 sem problema, mas quando uso o ativador windows loader e reinicio o windows ele não carrega e aparece umas mensagens em ingles dizendo que se meu hd for maior que 1tb faça isso e aquilo, o hd é de 500gb, nesta tela se dou enter aparece Grub> fiz o seguinte procedimento de recuperação no dos: bootsect /nt60 ALL /force /mbr e ele reinicia, porém não ativa o windows, o que fazer para ativar o windows??

    ResponderExcluir
  39. Parabéns e obrigado por compartilhar...abraço.

    ResponderExcluir
  40. Tenho um Acer Aspire E1-531 mas não consigo dar boot por pendrive de jeito nenhum.

    No menu "Boot" do Setup não aparecem as primeiras duas opções mencionadas, de "Boot Mode" e de "Secure Boot".

    A única coisa que existe é o "Boot priority order"; neste, já coloquei a prioridade pro USB HDD, mas o pendrive não aparece listado, o nome não é sequer reconhecido na BIOS.

    O pendrive bootável foi criado usando as instruções da Microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

    Desconfiei que pudesse ser algum erro do pendrive criado, mas testei o boot com o mesmo pendrive em outro dispositivo (o netbook onde estou digitando agora) e reconheceu normalmente o pendrive na BIOS, mesmo sem também aparecer a opção de "Boot Mode". Ou seja, o pendrive está corretamente criado e boota. Só no noteboook com o problema que não consigo, por algum motivo.

    Este notebook veio originalmente com o Windows 7 Starter, mas depois estava com o Windows 10 instalado.

    O problema que surgiu foi que do nada o Windows não carrega mais, ficando na tela preta de "No bootable device -- insert boot disk and press any key".

    Foi por causa disso que criei o pendrive pra dar boot, mas agora estou travado nisto. Pesquisei em vários sites, e quase todos caem nessa coisa de alterar o boot pra Legacy. Mas aqui o "Boot Mode" simplesmente não existe e não sei mais o que fazer.

    Podem ajudar? Obrigado!

    ResponderExcluir
  41. O meu nao da para mudar a opcao uefi ela e simplesmente bloqueada nao consigo

    ResponderExcluir
  42. Oi Marco, me ajuda o meu acer e1 510 nao esta reconhecendo nem o pendriver nem leitor de dvd na opcao do boot com f12 mais aparece no menu de sequencio e nem xto a conseguir mudar o uefi para o legance

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, coloquei a senha mais liberou só o security boot, o boot mode continua bloqueado em UEFI, oque devo fazer?

      Excluir
  44. Também estou com este mesmo problema

    ResponderExcluir
  45. Na BIOS n comsegui usar o advanced mode p tentar alterar minha video memory de 128mb. Aspire 5750. Alguem já conseguiu fazer algo do tipo?

    ResponderExcluir
  46. Eu liguei o meu notebook e apareceu a frase: Boot modelo is set to: UEFI: Secure Boot: ON
    Só que as teclas não estam funcionando. Já desliguei e liguei e até cliquei no f2 e abriu a tela de configuracoes mas as teclas não funcionou tbm

    ResponderExcluir
  47. Fiz a senha e mesmo assim , não aconteceu a liberação no menu boot para fazer a alteração de UEFI para legacy!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ocorreu comigo também! caso alguém tenha conseguido, por favor, avise, pois a bios nao deixa alterar uefi de jeito nenhum, apenas desabilita o security boot, não resolvendo nada.

      Excluir
  48. Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttttttttoooooooooooooooooo obrigado. Me salvou de uma manutenção de um Acer E1 o qual eu precisei mudar o hdd para um ssd. Show de bola. Deus em tudo te abençoe e a sua família.

    ResponderExcluir

Postar um comentário