HandBrake com a libfdk-aac

A situação dos encoders AAC no HandBrake em plataformas diferentes do Mac OS X é ruim. No Mac, é usada a API de conversão disponibilizada pelo próprio sistema, que gera arquivos de boa qualidade. No resto, temos o FAAC e o FFAAC (libavcodec), dois péssimos encoders.

Como comentei antes, o instituto Fraunhofer criou uma biblioteca aberta chamada libfdk-aac para uso no Android (4.1 e superior). Sua licença é livre, mas incompatível com a GPL. Como o espaço de usuário do Android nada tem de GNU/GPL, não existe problema lá.

Inicialmente, os desenvolvedores do HandBrake descartaram seu uso. Entretanto, levando em conta que o FAAC já contém código incompatível com a GPL de qualquer maneira, a situação da libfdk-aac parece ser até menos pior do ponto de vista legal, o que motivou-os a adicionar o suporte. No momento, o HandBrake está em freeze para o próximo lançamento (0.9.9, ou 0.10, não decidiram) e o suporte à libfdk-aac não está habilitado (é uma opção de compilação). Ainda está em aberto se estará habilitado na versão final. Mesmo se não estiver, ainda é uma boa notícia, pois o caminho foi pavimentado.

Comentários