GIMP para Windows e o cache do fontconfig

Por padrão a compilação do fontconfig para Windows cria seu cache na pasta %TMP% do usuário. Um péssimo lugar. A pasta %TMP% pode ter seu conteúdo apagado a qualquer momento por ferramentas como a limpeza de disco do próprio Windows ou programas como o CCleaner.

Daí, da próxima vez que o GIMP é iniciado, a velocidade do carregamento fica prejudicada pois é necessário indexar novamente todas as fontes do seu sistema. Se você for um ávido colecionador de fontes então nem se fala. A indexação pode demorar minutos. No fontconfig git (pós-2.9.0), o código que lida com o Windows foi modificado para usar a pasta %LOCALAPPDATA% (local correto para dados dessa natureza) se no arquivo de configuração for colocado LOCAL_APPDATA_FONTCONFIG_CACHE no parâmetro <cachedir>.

"isto pode demorar um bocado" — pode mesmo.

Até a compilação 2.8.0-rc1, era usado o fontconfig 2.8.0. Eu pedi para Jernej Simoncic aplicar o patch linkado acima e ele prontamente o fez (sobre o fontconfig 2.9.0) para a versão 2.8.0 final. Melhor ainda, configurou por padrão para usar o parâmetro LOCAL_APPDATA_FONTCONFIG_CACHE! Então, a partir do GIMP 2.8.0, você pode limpar à vontade a pasta %TMP% que o cache do fontconfig estará a salvo em %LOCALAPPDATA%\fontconfig. Obrigado, Jernej.

Download: GIMP - Windows installers

Comentários