Acertar tags em coletâneas, trilhas sonoras, com diversos artistas

Na minha biblioteca de músicas (100% MP3) tenho algumas coletâneas e trilhas sonoras com variados artistas; existe, porém, um problema: o que colocar na tag ARTIST desses álbuns? Se colocar os artistas separados por faixa, sua biblioteca ficará uma bagunça, pois o álbum não ficará agrupado. Se repetir a lista de artistas em todas as faixas, dependendo da quantidade deles, pode ficar uma tripa grande demais. O burro aqui amputava o nome dos artistas e colocava alguma coisa que abrangia todo o álbum.

Por exemplo, na trilha "Drive (Original Motion Picture Soundtrack)" eu colocava "Drive" em ARTIST e "(Original Motion Picture Soundtrack)" em ALBUM, perdendo as referências dos artistas.

Resolvi botar isso em ordem. A solução é a tag ALBUM ARTIST. Essa tag só deve ser especificada em álbuns com diversos artistas e nela vai uma designação genérica da sua preferência, sendo a mais usada "Various Artists" (ela é o que manterá as faixas unidas). O título do álbum, "Drive (Original Motion Picture Soundtrack)", vai inteiro na tag ALBUM. E pronto. Na tag ARTIST você coloca o nome de cada artista e o resultado é esse:

Eterno foobar2000, o melhor player de áudio de todos os tempos.

Agora sim uma solução decente.

Referência: http://wiki.hydrogenaudio.org/index.php?title=Foobar2000:Encouraged_Tag_Standards#ALBUM_ARTIST

Em tempo: gostei do filme :-)

Comentários

  1. Tava com a mesma dúvida a um tempo atrás e já tinha adotado a tag ALBUM ARTIST não só para álbuns com vários artistas mas para todos os álbuns. Mas já que existe esse "padrão" resolvi segui-lo também, espero que pelo menos o Clementine suporte ele, já que não existe foobar2000 pra Linux ;(.

    ResponderExcluir
  2. Opa, Thiago, há quanto tempo? :-)

    Segundo o link a tag ALBUM ARTIST deve apenas ser usada em álbuns com mais de um artista. Qual a vantagem e como os players a interpretam em álbuns com um único artista?

    ResponderExcluir
  3. Como seria feito isso em um CD que apenas tem um artista diferente?

    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário