Como saber se uma impressora é do tipo "host-based"

Nem sempre fica claro nas especificações do fabricante se uma impressora é do tipo host-based (WinPrinter, GDI Printer), que são impressoras burras, nas quais o trabalho de rasterizar o que será impresso fica a cargo do driver (não incomum existir apenas para Windows...). A comunicação entre o PC (host) e a impressora é feita através de um protocolo proprietário nestes modelos e a interoperabilidade entre sistemas diferentes é difícil ou impossível.

Impressoras que não são host-based possuem um sistema embarcado mais elaborado, que efetivamente processa o trabalho de impressão no hardware da própria impressora. Elas usam protocolos padronizados como IBM Proprinter Data Stream (PPDS), Epson ESC/P2, HP Printer Control Language (PCL) ou Adobe PostScript (PS). Ilustrando, para quem é do tempo da internet discada, seriam equivalentes aos hardmodems. São facilmente compartilháveis via rede.

A IBM tem um site excelente com informações sobre muitos modelos e marcas.

Vale a visita: IBM - Information on Printers from Various Manufacturers

Comentários

  1. Caro Marcos, bom dia.
    Desejo saber como acessar seu blog desde a primeira postagem, sem que eu tenha que ir linkando mes por mes. Há algum meio disponível? Gostei muito dos comteúdos e apreciarei acompanhar seu trabalho desde o início.
    Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
  2. Que eu saiba, Eduardo, a outra forma é ir clicando em "Postagens mais antigas". Fora isso talvez com o Google Reader (que não uso faz tempo) ou algo similar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário