Por que você deve considerar o XFS

XFS: Recent and Future Adventures in Filesystem Scalability - Dave Chinner (lca 2012 - YouTube)

Dave Chinner, o principal desenvolvedor do XFS e programador da... da... Canonical? — não, obviamente —, da Red Hat, como era de se esperar, mostra por que é o melhor sistema de arquivos Linux da atualidade. Sem meias palavras, demonstra que o Btrfs ainda está longe de estar apto para produção e que o EXT4 deixa a desejar na escalabilidade, sendo limitado fortemente pelo legado do formato em disco do EXT2/3 e seu design obsoleto.

Comenta sobre o futuro do sistema de arquivos, que consistirá em melhoramento na resiliência e que envolverá mudança no formato em disco — sem (!) preocupação com retrocompatibilidade, ou seja, o volume invariavelmente precisará ser formatado novamente para usar os novos recursos quando estiverem prontos.

Interessante é que não estão interessados em adicionar recursos badalados hoje, como compressão/deduplicação (nas palavras de Dave, "é problema do aplicativo"), encriptação ("é problema do hardware"). "Não é um problema do sistema de arquivos" (35:00); "nós absolutamente não modificamos os dados" (46:52), diz.

A partir do kernel 2.6.39 o desempenho com arquivos pequenos, que era o ponto fraco do XFS, foi consertado. Dave recomenda o kernel 3.0 ou superior. As melhorias foram backportadas para o kernel 2.6.32 do RHEL (e CentOS, SL) 6.2 também.

Comentários