NTFS: novidades no Windows 8

A partir do Windows Vista, as ferramentas de particionamento do sistema operacional foram adaptadas para o novo alinhamento, como comentado em Usando o GParted com o Parted Magic e Ubuntu 10.04 saberá lidar com HDs com setores de 4KiB. Assim, o desempenho não é comprometido em HDs com setores físicos de 4KiB e SSDs. Contudo, o sistema continuou usando os setores emulados de 512 bytes ("512e") para comunicar-se com o dispositivo.

Para o Windows 8, a Microsoft tem algumas novidades:

Enabling large disks and large sectors in Windows 8 (Building Windows 8)

A principal delas é que o encanamento do NTFS foi modificado para lidar com os setores físicos de 4KiB nativamente, sem usar a camada de emulação 512e, quando suportado pelo dispositivo. E foram feitos melhoramentos na API disponível para aplicações consultarem o tamanho físico dos setores.

Lembrando que no Windows 7 o sistema passou a usar o comando TRIM dos SSDs (ver Suporte ao comando ATA TRIM no Linux).

Comentários

  1. Gostei muito do W8 mas, o que me chama atenção é o fato de eu tentar instalá-lo numa partição já existente, no caso D:, e no momento da instalação não me sugestionar em qual das partições event ualmente eu queira instalar o W8. Assim, eu não prossegui para que antes do process o, eu possa saber por meio de pesquisas e feedbacks, um pouco mais sobre o tão esperado Sistema Operacional.

    ResponderExcluir
  2. Quando instalei o Windows 8 DP usei o disco inteiro. Desde lá não instalei novamente. Não sei lhe ajudar nisso, Raquel. Talvez no futuro eu volte a ter algum interesse pelo W8 que me estimule a instalá-lo novametne, mas com a interface Metro a atrapalhar será um pouco difícil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário