LAV Filters: novos filtros para o DirectShow

Leitura introdutória: Básico sobre pacotes de codecs

A última versão do CCCP (2011-11-11) traz o recente LAV Filters, que usa as bibliotecas do FFmpeg para criar filtros para o DirectShow aos moldes do ffdshow tryouts. O programa é composto por três componentes: LAV Audio, LAV Video e LAV Splitter. Os dois primeiros são filtros para decodificação de codecs de áudio e vídeo, como os nomes sugerem. Fazem o mesmo que o ffdshow. O último é o mais interessante, pois é um splitter que usa a libavformat do FFmpeg, que é capaz de demuxar vários formatos de arquivo.

Por entquanto, o CCCP usa apenas o LAV Splitter. Os outros dois componentes são instalados, mas são configurados para não serem usados — o ffdshow continua sendo o responsável por decodificar os codecs. Na configuração padrão do CCCP, através do LAV Splitter, apenas AMR, FLAC, FLV, MP4 e MPEG-TS são demuxados. O Haali Media Splitter continua demuxando MKV, WebM, Ogg, mas acredito que com o tempo — quem sabe na próxima versão do CCCP — o LAV Splitter assuma o posto por completo.

Apesar de existir funcionalidade duplicada entre o ffdshow e o LAV Filters na parte de decodificação codecs, o LAV Splitter é o componente mais importante ao meu ver. Pelo menos porque ele demuxa esta entidade misteriosa chamada RealVideo e os codecs usados por esses arquivos são suportados pelo ffdshow. Assim, talvez o LAV Splitter signifique o fim da necessidade de instalar aquela porcaria dos filtros do Real Player (mesmo na versão light do Real Alternative). Não testei, contudo, pois não tenho nada neste formato (nem quero ter...).

Mais uma amostra de como o FFmpeg é um projeto importante para a multimídia em geral.

Comentários

  1. O LAVFilters é baseado no libav e por esse motivo só ele já seria mais importante que o ffdshow para mim, por isso migrei para toda a suite LAV(Filters/Audio/Video) e removi o CCCP (que anda uma zona ultimamente).

    Meus codecs no Windows ultimamente são o seguinte: Media Player Classic HC como player e renderização de legendas, madVR como saída de vídeo e decoder H.264, LAVSplitter como splitter principal e o resto fica de fallback para o LAVAudio/Video. Qualidade de imagem perfeita, grande parte graças ao madVR.

    O equivalente a isso no Linux, é claro, o mplayer2, que faz quase todo o trabalho que essas várias ferramentas fazem num programa só e faz melhor, com exceção da saída de vídeo, que o madVR é imbatível (o VDPAU chega perto porém só funciona com placas de vídeo da NVIDIA e com o binary-blob, uma pena).

    ResponderExcluir
  2. Sou leiga,vc poderia me ajudar com a configuração do K-lite mega codec pack 8.1.0. Gostaria de configurar de um modo que atenda todos os formatos de video e aúdio. Não encontro o passo a passo dessa versão que tem a interface de instalação diferente das outras versões que achei o tutorial e o passo a passo

    ResponderExcluir
  3. O meu Windows é o seven home premium. Aguardo ajuda sobre o comentário acima

    ResponderExcluir
  4. Oi, Giselle.

    Eu não uso o K-Lite. Faço o meu próprio setup com o MPC-HC + LAV Filters e mais nada.

    Porém o K-Lite pelo que lembro vem com seus componentes configurados de uma maneira que cobre boa parte dos formatos/codecs mais comuns. O que exatamente não está funcionando aí?

    ResponderExcluir

Postar um comentário