terça-feira, 8 de novembro de 2011

Instalar Fedora 16 em pt-BR a partir da mídia Live

Desde que o GDM perdeu a habilidade de selecionar a língua a ser usada pelo sistema, a mídia Live do Fedora não tem um método simples de trocá-la. E para piorar, o Anaconda assume que a língua da sessão na qual ele foi executado é a língua que você quer no sistema alvo depois de instalado. Ou seja, toda instalação feita a partir da mídia Live (tanto CD quanto USB) resultará em um sistema em inglês no final.

No recém lançado Fedora 16, continua a mesma coisa. Eu não entendo como a Red Hat não deu um jeito ainda neste problema, que existe faz várias versões do Fedora.

Pelo menos existe um quebra-galho. Com o sistema carregado (em inglês), vá em "Activities -> Applications -> System Tools -> System Settings -> Region and Language".

Na guia "Language", clique no botão "+", selecione "Portuguese (Brazil)" e clique em "Select". Feche a janela.

Vá no canto superior direito, clique em "Live System User" e depois em "Log Out". Confirme novamente com "Log Out". Agora na tela do GDM, clique no usuário "Live System User".

Será perguntado "Atualizar pastas padrão para o idioma atual?". Responda sim clicando em "Atualizar nomes".

Pronto. A partir de agora, você tem a sessão em pt-BR e o sistema final depois de instalado estará corretamente traduzido.

Nota: o DVD de instalação não tem esse problema, pois o Anaconda pergunta qual a língua desejada logo no ínicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário