terça-feira, 8 de novembro de 2011

Guia rápido de pós-instalação do Fedora 16

[Atualização - 13/10/2015] ATENÇÃO: Não uso mais o Fedora como desktop. Não sei se as instruções abaixo funcionam em versões atuais. Recomendo cautela. Na dúvida, não aplique nada!

AJUSTES PESSOAIS

Editar o arquivo /etc/yum.conf e adicionar na seção [main] a opção clean_requirements_on_remove=1 (ver Opção similar ao "apt-get autoremove" no yum)

Desativar os backups automáticos do gedit: "Editar -> Preferências -> Editor", desmarcar "Criar uma cópia de backup dos arquivos antes de salvar".

Liberar o Samba no firewall para conseguir acessar compartilhamentos Windows: "Atividades -> Aplicativos -> Outros -> Firewall", marcar o serviço "Samba" e aplicar.

REPOSITÓRIOS

RPM Fusion:

# yum -y localinstall --nogpgcheck http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm

Flash Player:
(instale apenas o repositório adequado de acordo com a versão do Fedora que você usa, 32 ou 64-bit)

# yum -y localinstall --nogpgcheck http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-i386-1.0-1.noarch.rpm
(32-bit)
ou
# yum -y localinstall --nogpgcheck http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-x86_64-1.0-1.noarch.rpm
(64-bit)

Agora atualize o sistema. "Atividades -> Aplicativos -> Sistema -> Atualizações de programas" ou via linha de comando com yum -y update como root. Por algum motivo, o pacote que habilita o RPM Fusion vem desatualizado. Se você acessa compartilhamentos Windows, será obrigatório atualizar, pois por uma fatalidade as mídias do Fedora 16 saíram com uma versão bugada do Samba e suas bibliotecas (3.6.0-69rc2.fc16.1). Neste momento, depois de atualizar, o Samba (particularmente a libsmbclient se você não usa o servidor em si) passa para a versão 3.6.1-74.fc16, que está ok.

PACOTES

Fontes True Type (ver Fontes TrueType "core fonts" no Fedora):

# yum -y localinstall --nogpgcheck http://www.lonelyspooky.com/easylife/msttcore-fonts-2.0-5.noarch.rpm

Flash Player:

# yum -y install flash-plugin

Plugins para o GStreamer, para você conseguir assistir a vídeos MPEG-4, aúdio MP3, AAC, etc., em tocadores que usem o framework, como o Totem, Rhythmbox e Banshee:

# yum -y install gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg

Atualização 27/01/2012: adicionei o gstreamer-plugins-bad na lista, pois ele oferece o decoder AAC preferencial do GStreamer no momento através da libfaad.

VLC Media Player:

# yum -y install vlc

Nenhum comentário:

Postar um comentário