BIOS para Asus P5GC-MX rev. 3.04G da Positivo

Esta placa pode ter o BIOS atualizado com a versão 0518 (CRC32 D9C3FE90) da P5GC-MX do site da Asus. Depois de descompactado, renomeie o arquivo para P5GMX.ROM.

Também é possível usar a versão 0413 (CRC32 9922264E) da P5GC-MX/1333, que funciona nas P5GC-MX com ponte norte revisão A2 — confira com o CPU-Z antes de atualizar. Expande a lista de processadores suportados.

Use este AFUDOS: AFUDOS236ES.zip

Atualize sobre DOS com:

AFU236U /iP5GMX.ROM /pbnc /n

A placa está entre os modelos testados no flashrom, para quem usa Linux.

[Atualização - 12/12/2014] Para restaurar o endereço MAC do adaptador de rede integrado siga este post.

Comentários

  1. É possível também atualizar para a BIOS versão 0413 da P5GC-MX/1333 com esse procedimento.

    O melhor de tudo é que essa BIOS permite o overclock do barramento, então é possível utilizar processadores com FSB/1333 (estou rodando o meu E8500 com 1424 agora).

    Basta baixar a BIOS direto na página da ASUS e trocar a informada no artigo por ela.

    Segue o link para download: http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/socket775/P5GC-MX-1333/P5GC-MX-ASUS-1333-0413.zip

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a atualização para a 0413 na minha P5GC-MX que estava antes com a 0518, e agora o pc não boota.
      Foi pro saco.

      Excluir
    2. Xiii. Então cuidado, hein, pessoal! Juliano, tem certeza que a sua placa não é uma P5GC-MX/1333 mesmo (talvez remarcada por algum integrador daqui)?

      Excluir
    3. Em princípio a única diferença da /1333 é que o i945GC é "rev A2". As P5GC-MX/1333 usam uma etiqueta com o modelo ao invés do mesmo estar desenhado na placa. Provavelmente sejam idênticas com exceção da revisão do chip. Então, se a sua P5GC-MX normal tiver o i945GC A2 (com o CPU-Z dá para ver), tem mais chance de funcionar com o BIOS 0413.

      Excluir
    4. VLW WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW muito foda deu certo aqui :D

      Excluir
  2. Amigos, a minha versão da P5GC-MX é a da foto abaixo (inclusive é uma versão que vinha com uma bios "custom" horrenda da Megaware).

    http://goo.gl/cuojlL

    A placa continua funcionando normalmente com o meu E8500 (rodando com o FSB em 1333MHz).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ponte norte é "rev A2" (CPU-Z dirá)? Isso é o que importa pelo jeito.

      Excluir
    2. Positivo, northbridge revisão A2.

      Talvez seja isso mesmo, mas essa placa minha é bem antiga, sobrou de um upgrade que fiz no computador de uma namorada anos atrás.

      Na imagem tem todos os detalhes do CPU-Z: http://goo.gl/kJRjZL

      Excluir
  3. Muito obrigado. Funcionou corretamente! Eu atualizei a BIOS sem ter modificado nenhuma peça do hardware. Foi por outro motivo: Retirar o logo "Computador para todos : Governo Federal" do início. E funcionou! Agora aparece "Asus X". Muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. Peguei um PC velho recentemente e venho tentado atualizar a BIOS para um upgrade C2D, usei o freeDOS para boot. Porém estou com o seguinte erro "ROM file ROMID is not compatível with existing BIOS ROMID". O mesmo erro tanto utilizando software e ROM do site da Asus como os disponíveis aqui. Minha placa mãe é exatamente essa P5GC-MX rev. 3.04G da Positivo. Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa usar exatamente o comando postado aqui. E o mesmo AFUDOS também.

      Excluir
  5. Pessoal, se liga no dicipador de video, o da minha placa era prata, igual da /1333 então usei a room 413 que é da /1333 e deu certinho, só se atebntar à esse detalhle ok, abraço e obrigado pelas dicas Marcos FRM

    ResponderExcluir
  6. Olá, para conseguir efetuar a atualização da bios (bios editada pela megaware), tive que formatar meu pendrive de FAT32 para FAT

    ResponderExcluir
  7. Ola segui as instruções da atualização como no post acima, tenho uma placa asus p5gc-mx rev.3.04g da Megaware e fiz a atualização da rom da bios a 0518, atualizou mas agora aparece a seguinte mensagem de erro: cpu over voltage! minha maquina esta com o processador intel dual core e5300 ghz. 2gb ram ddr2 667ghz.Me ajudem obrigado.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse processador consta como suportado apenas pela P5GC-MX/1333. Só lhe resta colocar o BIOS 0413 da P5GC-MX/1333. Como comentado antes, em princípio, todas as P5GC-MX com ponte norte "rev A2" podem ser atualizadas com o BIOS da P5GC-MX/1333.

      Excluir
  8. Marcos, instalei a bios 0413 mas não resolveu aí reinstalei a 0518 novamente, e comecei a mexer na bios com cautela e descobri que lá na própria bios da pra entra no sistema de voltagens da cpu, e lá tinha a opção de ignorar. E fiz isso. E salvei as configurações 🤗 e deu certo. Não mais apareceu a mensagem. Pra mim depois da atualização da bios deu algum bug no leitor de medição de voltagem, pois o pc ficou perfeito 100% tirando o bug da rede onboard . Que resolvido com uma placa pci externa. Mas uma vez obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  9. ESSE BUG DA REDE ONBOARD TEM SOLUÇAO TAMBEM.
    https://youtu.be/ShBT-_jhB7A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma solução muito melhor aqui mesmo, basta ler a última frase do post.

      Excluir
  10. Fiz atualizaçao confome descrito no inicio deste post.

    Logo após concluir a atualização da BIOS, eu reinicializei o PC (não desliguei) e funcionou perfeitamente, inclusive entrei no SETUP e conferi a versão da nova BIOS.

    O problema é que quando eu desliguei o PC e liguei novamente, o PC apenas liga, o cooler gira, mas não aparece a imagem na tela.

    Alguma solução para esse problema?

    ResponderExcluir
  11. Observando que se eu voltar o processador original que veio com a placa (Celeron D 430) o PC funciona normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processador é suportado pela versão 0413 ou 0518?

      Excluir
    2. Marcos FRM, obrigado em responder.

      Já resolvi o problema...

      Voltei o processador original e atualizei novamente a BIOS com a versão 0413 e agora está funcionando com o processador Dual Core E7500.

      Obrigado.

      Excluir
  12. Olá tenho uma uma placa P5GC-MX/CKD/SI e nao consigo atulizar de jeito nenhum. ja tentei varios afudos e roms incusive as postadas aqui mas sempre aparece a mesma mensagem :
    ROM file ROMID is not compatible with existing BIOS ROMID
    Alguem aqui tem alguma sugestão?

    Obrigado!

    https://drive.google.com/file/d/0B3wV1N1uX5wmbjRVM215a2x5LVE/view?usp=sharing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para funcionar com o AFUDOS e as opções de linha de comando do post. Como está executando o AFUDOS aí?

      Excluir
    2. eu baixei a bios p5gc-mx1333 no site original da asus baixei o afudos do blog e deu certo com esse mesmo comando AFU236U /iP5GMX.ROM /pbnc /n.
      tente alguma outra versao do afudos quem sabe da certo,criei pendrive bootavel com o rufus deu certo.tenta renomear o arquivo rom para 0413 ou algo mais simples o afudos deixa como esta na hora q digitar o comando tem que dar espaços
      espero q ajude.

      Excluir
  13. muito obrigado pelo post e pela dica atualizei minha placa asus p5gc-mx da positivo com a bios nova 0413 da p5gc-mx1333 e deu certo,saiu o logo chato da positivo e agora esta o da asus mto melhor,ainda estou em fase de testes faz 2 dias q atualizei.gostaria de saber se o processador core 2 duos e8600 roda com essa bios?e tambem se posso atualizar a memoria para 4gb dois de 2gb em cada slot porque na especificaçao da placa mx/1333 cabe 4gb.agora o meu esta com 2gb atual 1bg de memoria em cada slot.tem como atualizar para 4gb?
    desde ja agradeço foi muito util seu post continue assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas diego alves, tenho uma mx/1333 com 4gb de ram, so que não reconhece, vou atualizar a bios para ver se resolve o assunto.

      Excluir
  14. Respostas
    1. nossa cara peguei uma placa dessa queria atualizar porém to com medo de dar pau

      Excluir
  15. onde tem a versão de bios 0518 da p5gc-mx positivo pra baixar?

    ResponderExcluir
  16. minha é a versão P5GC-MX/CKD/SI sera que consigo atualizar com esse mesmo metodo?

    ResponderExcluir
  17. Possuo uma P5GC-MX REV 3.04G com ponte norte revisão A2

    Fiz a atualização da BIOS para a versão 0413 (CRC32 9922264E) da P5GC-MX/1333 e funcionou perfeitamente.

    Estou utilizando um Core 2 Duo E8400 nela que antes não subia vídeo e agora funciona normalmente.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, boa noite. Eu atualizei a minha bios para a versão 0518 e o pc não ligou mais, ja fiz a situação para ficar a bios de fabrica ou seja tirar a bateria e mexer nos jumper e nada acontece. Alguem tem alguma solução para isso. Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Boa noite. Eu atualizei para versão p5gc-mx/1333 0413 só que não consigo mexer na bios para está fazendo overcloking. alguém poderia me ajudar? será que preciso atualizar para p5gc-mx 0518...

    ResponderExcluir
  20. PARABÉNS PELO "TUTORIAL" ; simples, objetivo, prático e FUNCIONAL !!! Meu caro, DEUS te abençoe! Você me salvou de uma BUCHA de uma maldita MoBo "infectada pela Positivo"... rsrsrs, coisa LINDA de ver o Logo da Asus X Series no lugar da positivo... rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Pleno 2019 deu certo aqui rodando um core 2 duo e8600

    ResponderExcluir
  22. entrei somente pra agradecer... somente da forma do tutorial funcionou pra mim...

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo post, muito util, interessante e muito bom para quem precisa de ajuda.

    ResponderExcluir
  24. Primeiramente, Parabens.
    Não posso deixar de comentar. Deixar meus mais sinceros obrigados.
    Comprei um processador "usado" Core 2 duo E7500. Entretanto ao instalar na minha placa a P5GC-MX, não funcionava, ligava, mas não dava vídeo. Atualizei a bios em praticamente todas as versões que estão disponiveis no site da Asus e nada funcionava. Pesquisei em sites estrangeiros por informações e NADA. Até que encontrei esse blog que sugeriu gravar a bios da P5GC-MX/1333, achei arriscado talvez por medo da incompatibilidade, porém decidi arriscar. Gravei a bios 0413, e funcionou. Estou soltando fogos kkkkk. Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com essa atualiza;ao da bios a minha p5gc-mx esta rodando com 4gb de memoria que na versao original rodava so 2gb, ainda da pra fazer overclock no processador com essa bios!

      Excluir
  25. VALEU!!!!!!!!!! Conferi a ponte norte, era A2, e graças ao seu AFUwin ele aceitou a bios nova. Estou com a bios da P5GC-MX/1333 funcionando liso!

    ResponderExcluir
  26. A minha e a posivito Rev 03 mesma coisa mas tem logo da Fistline que era uma linha da oositivo comercializada pelo Carrefour .
    Cpuz indicava Ponte norte rev A2 .
    Joguei a 0413 e crashou .
    Agora a esperança é um cara que vende no mercado livre a Eproms gravadas com a 0518 pra ver se roda .

    ResponderExcluir
  27. Buenas mi yo poseo una placa OEM Asus P5GC TVM/S la misma no tiene soporte oficial pero el puente norte posee la revisión A2 además de que físicamente es muy similar a P5GC-MX

    https://www.dfwbusinessphonesystems.com//images/asus_p5gc_tvms_gallery2.jpg

    Quisiera saber si posible realizar la actualización de bios agradeceria mucho su ayuda.

    ResponderExcluir
  28. Cara, muito obrigado, direto e eficiente o post, estava me dando trabalho pra atualizar essa bios, o afudos não atualizava, mas graças ao post e os seus links deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  29. Fiz o procedimento e deu super certo versão 0413 em uma placa p5gcmx da positivo
    Agora e comprar o processador pra dar um upgrade

    ResponderExcluir
  30. Pesquisei muito e a solução mais prática e objetiva foi encontrada neste post. Segui todos comandos e procedimentos e a bios antiga 0319 da placa positivo P5GC-MX/ckd/pos agora está com bios 0413 da P5GC-MX/1333 com opção de over aberto.
    Mas meu dual core e5300 não rodou.
    Será que a bios 0518 aceita este processador?

    ResponderExcluir
  31. Liguei a placa hoje e e o processador dual core e5300 rodou liso. Bios 0413.

    ResponderExcluir
  32. Olá. Alguém sabe qual era a versão do Rufus quando esta postagem foi publicada? Está baixando a versão 3.13 e dá erro no boot de cmb

    ResponderExcluir
  33. Obrigado Marcos FRM pelo POST e Sombrakey pela dica do megaware (criar o pen drive bootável com FAT e não FAT32)! Atualizei a bios para versão 0413! Tudo PERFEITOOOO!!!!! Valeuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  34. Eu testei o pendrive bootavel em outros 2 PCs e funcionou. Na placa P5GC-MX dá erro "panic: mcb chain corrupted". Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ache algum Windows 7 ou 8.1 e rode o Rufus nele. Nessas versões, o Rufus oferece o MS-DOS como opção ao FreeDOS. Talvez o MS-DOS ajude.

      Excluir
  35. Tenho uma p5gc-mx atualizada com 0518 mais é rev2.0 e a p5gc-mx/1333 e rev3.0, entao não posso colocar essa bios é isso ??
    Alguém pode explicar por favor ??

    ResponderExcluir
  36. Baixei a versão 0413, para a placa mãe Asus P5GC/1333. Fiz o seguinte: Renomiei a Rom baixada para "P5GCMX.ROM" e gravei num disco DVD, coloquei o disco no compartimento leitor de CD/DVD e reiniciei a máquina e, quando surgiu o post comcei apertar simultanamente as teclas "Alt" + "F1" até aparecer a palavra "Cheking for floppy, CD/ROM, e em seguida:"Reading fili P5GCMX.ROM" e finalmente surgiu: "Complited", logo a máquina começou a reiniciar sozinha.Tudo deu certo. Obrigadooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém se a placa mãe for da Asus P5GC.MX, e a Bios for da Positivo, vc deverar renomear a ROM para: "P5GCPOST.ROM" Somente assim darar tudo certo!!!

      Excluir
    2. É uma dica interessante, apesar das mídias ópticas estarem morrendo... :-(

      Excluir
  37. Me ajudou muito esse poste, e foi duro de encontrar, Adeus logo da positivo, os piores pcs do mercado.
    A minha é uma p5gc-mx rev 3.04g, agora com bios 0518 ficou melhor.

    ResponderExcluir
  38. Alguém para me ajudar em 2023 ? Tenho a p5gc mx ckd si R.2.02 bios 0109 aparece o logo da Asus X mas acho que foi modificada pela megaware porque quando tento fazer o flash pelo afudos da 0518 da erro rom file romid is not compatible with existing bios romid estou com medo de tentar usando a bios da 1333 e brickar ! Tem como usar o Afudos para restaurar a bios original caso dê merda ? Até agora só consegui fazer o backup da .rom atual. Marcos me dê um help. Espero que o post não esteja morto.

    ResponderExcluir
  39. Agosto de 2023 rsrs. Perdi uma semana tentando atualizar a Bios do meu velho PC, 🤦‍♂️Só consegui atualizar a Bios para a versão 0413 depois de ver e baixar deste post, já os da Própria Asus não deram certo (Ñ sei se o porquê, é por faltar a numeração 1333) P5GC-MX-ASUS-"1333"-0413 👈 esta deu certo, já assim 👉 P5GC-MX-ASUS-0413 (s/ 1333) não reconhece... inclusive, com essa versão não deu imagem com o processador Core 2 Duo...🤦‍♂️ tou tentando uma versão P5GC-MX-ASUS-0518 que esteja com a numeração assim:P5GC-MX-ASUS-"1333"-0518 (ñ achei ainda...) 😥 mesmo assim, sou MUITO grato a esse Post, vlw mesmo.🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que minha placa mãe é Asus P5GC-MX rev. 3.04G e fiz a atualização para 0413 usando AsusUpdate mesmo.

      Excluir
    2. Entendi nada de nada que vc escreveu.

      Excluir
  40. Fiz o flash do BIOS 0314 na minha P5GC-MX ocorreu tudo ok na tela pediu para reiniciar ai deu merda a placa nem bipa mais e nem da vídeo. Brickou.

    ResponderExcluir
  41. Tem como reverter sim, veja no YouTube, digita "como restaurar BIOS".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que só consiga recuperar usando uma regravadora de Eprom porque agora a placa não da imagem então nem entra mais no BIOS.

      Excluir
  42. a versão 0518 da bios, funciona tanto para a placa que tem a nortbridge revision A2 como na outra? Ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha P5GC-MX falava Revisão A2 no CPU-Z ai eu usei o BIOS 0413 da versão 1333 e brickou a placa não dava + video ai só consegui recuperar usando uma regravadora de EPROM e usei o BIOS 0518 e voltou a vida. O dissipador da minha placa é preto ! Essa placa foi uma bagunça pois existem várias versões dela então tem que ter 100% de certeza qual o bios vai colocar.

      Excluir

Postar um comentário