Técnica do banho em placas-mãe

Já coloquei a funcionar duas placas-mãe dadas como mortas dando um banho nelas. Se você já tentou de tudo para recussita-la e não existem problemas físicos aparentes, principalmente com PCs que ficam em ambientes muito empoeirados, é algo para tentar.

Antes, contudo, retire a bateria, os dissipadores de calor do chipset e tudo mais que for destacável. Coloque embaixo da torneira e mande brasa com um pincel e detergente neutro. Bastante espuma para a criança ficar limpinha. :) Se for dia de sol forte, deixe no sol. Oficinas às vezes secam com sopradores térmicos, mas é improvável que você tenha um em casa. Secador de cabelo deve servir, mas demorará.

Eu coloco no forno à 85ºC por uns ~45min:

Assado de placa

Por experiência própria, placas limpas com detergente e bastante água ficam mais limpas do que com álcool isopropílico (parecem novas depois do banho). O problema de limpar placas muito empoeiradas (mesmo que antes retiremos o pior da sujeira), é que o álcool acaba apenas espalhando a imundúcie ao redor. Álcool isopropílico é uma boa depois para dar uma passada nos slots de memória, PCIs, etc.

E tenha cuidado de só colocar novamente a funcionar quando ela estiver completamente seca.

Comentários

  1. Assado de placa, essa foi ótima, rsrsrsrsrsrsrs.
    Eu não uso o álcool, o que eu uso é o limpa contatos a seco.
    Aconselho quem for lavar, usar o limpa contatos, pois quando a água seca, fica sempre manchas nos circuitos. Fiquem na paz

    ResponderExcluir
  2. Opa, fazem alguns anos desde que o artigo foi publicado hehehe.
    Boa noite amigos.. Não vejo com muito bons olhos lavar placas com água e sabão neutro pois alguns sabões possuem componentes abrasivos e/ou tóxicos para as camadas de verniz que recobre os conectores da placa favorecendo assim a oxidação dos mesmos.
    Em seu lugar recomendaria o uso de álcool isopropílico e limpa contato.

    Mas então por que temos tantas placas (dessa época 2011, 2012 ou até mais antigas) que ressuscitam após um banho? O segredo não o banho e sim o forno. Muito provavelmente tens alguma solda BGA rompida ou fragilizada. Ao levar ao forno ocorre "retrabalho caseiro" (na internet chamamos de Reflow) e com isso a placa pode voltar a vida. :-)

    Problemas: Pode estragar de novo em breve ou durar o resto da vida. :-)
    A sugestão mais interessante seria buscar um técnico especializado em Rebaling (troca da solda BGA). Busquem por Getech Informática - Rebaling e verão vários vídeos interessantes.

    Espero ter contribuído nessa pequena discussão, se é que o moderador ainda vê esse blog. Espero que sim. :-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário