Phitronics N68C-M = ASRock N68C-S UCC (BIOS compatível)

Phitronics N68C-M = ASRock N68C-S UCC

O suporte que os montadores nacionais fornece é nulo. A Phitronics N68C-M, com BIOS desatualizado, tem um bug infame com o Ghost para DOS, consertado pela ASRock com uma atualização. Contudo, a Phitronics não deve ter nenhum estagiário lá para modificar o arquivo com o AMIBCP e colocar o nome deles. Uma vergonha, vide:

http://phitronics.forumbrasil.net/t779-novidades-na-phitronics-n68c-m
http://phitronics.forumbrasil.net/t894-alguem-testou-a-bios-da-asrock-n68c-s-ucc-na-n68c-m

Como tenho vício por atualização de BIOS, atualizei com o BIOS da ASRock N68C-S UCC e não tive problemas — claro né, são placas iguais…

Dá para fazer com o AFUDOS ou com o AFUWIN. Eu prefiro o AFUDOS, pois é menos propenso a problemas.

Baixe a última versão do BIOS (no momento 1.60). Use o link "Instant Flash": http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68C-S%20UCC/#BIOS. Descompacte o arquivo N68C-S UCC(1.60)ROM.zip. Terá então o BIOS em si, que é o arquivo N68CSU1.60.

No site da AMI, baixe as ferramentas: AMIBIOS8_AMI_Firmware_Update_Utility.zip. Descompacte-o. Dentro de AFU_Core8\afudos está o requerido AFUDOS.exe.

Crie um pendrive de boot com DOS seguindo o Guia de atualização de BIOS.

Copie para o pendrive os arquivos N68CSU1.60 e AFUDOS.exe.

Dê boot com o pendrive (a placa tem um menu de boot via tecla F11 durante o POST) e rode:

AFUDOS N68CSU1.60 /P /B /N /C /X

Quando o programa completar, retire o pendrive e reinicie pelo botão.

Feito.

Ah, para constar, ela usa um chip flash ROM Macronix MX25L8006EPI soqueteado.

[Atualização - 23/03/2014] Se o endereço MAC do adaptador de rede integrado ficar zerado depois da atualização, baixe o MAC Tool do site da ASRock e descompacte seu conteúdo no pendrive de boot.

O MAC está impresso numa etiqueta (com um código de barra) ao lado do chip do BIOS. Anote-o, dê boot pelo pendrive e rode:

MAC c <código>

(onde <código> é o código da etiqueta)

Créditos para o Neneu e JB Paranhos, que postaram a dica nos comentários.

Comentários

  1. Valeu! Valeu mesmo! Já tinha sacado que a minha Philtronics N68C-M era uma Asrock! Por coincidência já tinha um nettop Asrco quando comprei esse PCzinho com essa placa Philtronics.

    Vou atualizar agora, dado que tenho tomado tela azul direto desde que coloquei as memória DDR-3 1600...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola luis estou com um problema aqui com o socket ddr3 eles nao funcionam teria alguma dica?

      Excluir
  2. funcionou perfeitamente, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Cara, aqui não funcionou =( ... Minha placa é uma phitronics n68c-M3, qual bios eu devo "roubar" das asrock pra funcionar??? Já faz quase um ano que eu to tentando atualizar a bios e não consigo. Entrei em contato com em abril de 2011 e mês passado (janeiro de 2012) eles me responderam com um e-mail me dizendo pra fazer o que não dava pra fazer (baixar a bios que não existe no site deles e atualizar com um programa para windows xp ¬¬).

    Por favor, me ajuda aew, minha máquina tá dando uns paus estranhos aqui e tá tudo atualizado, só falta a bios, creio que ela que tá dando esses paus doidos aqui...
    abs

    ResponderExcluir
  4. dom.porfirio, aparentemente a Phitronics N68C-M3 é uma ASRock N68-S3 UCC. Ela também usa AMIBIOS8, logo o mesmo procedimento do post serve, apenas adapte o arquivo do BIOS.

    http://www.asrock.com/mb/overview.asp?Model=N68-S3%20UCC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 14/11/22,tutorial ajudou bastante aqui na N68C-M3 com Windows 10
      ,usei a bios n68-gs3 ucc + afudos +código eo pen-drive bootavel em free-dos

      Excluir
  5. Olá péssoal, finalmente consegui atualizar a bios dessa placa... demorou quase um ano... a BIOs que eu usei é da N68-GS3 UCC, com o mesmo proedimento descrito aqui.
    Vlw pela ajuda pessoal.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também funcionou essa bios na Phitronics N68C-M3 de um cliente. Infelizmente não resolveu os problemas para dar boot com CDs e pendrives.

      Excluir
    2. Olá, amigo bom dia estou com o mesmo problema que o seu.Você pode me passar o passo a passo de como você fez, minha placa é uma phitronics N68C-M.

      Excluir
  6. to tentando atualizar usando o ms dos mas dá um erro "File ROM ID incorrect" o que faço?

    ResponderExcluir
  7. Se você usou o comando passado no tutorial não é para aparecer essa mensagem (a opção /X é para isso).

    ResponderExcluir
  8. não consegui formatando o pen drive com o FreeDos, sempre aparecia "Invalid system disk Replace the disk and press any key" então formatei com o MS Dos e tava dando o comando AFUDOS N68CSU1.60 aí aparecia o erro acima citado, mas na verdade eu não tava conseguindo colocar a barra pra dar o comando completo, depois tentei a barra do teclado numérico e foi perfeito, o coração quase sai pela boca com medo de perder a placa mãe, mas no fim tudo perfeito, uma pena que não desbloqueia mais um núcleo no meu AMD Phenom X3 8450e, ah as imagens quando o pc tá ligando são lindas, adeus Phitronics agora sou ASRock!

    Vlw por tudo amigo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. O programa da HP é meio bugado com o FreeDOS (com FAT32 nunca funcionou comigo). Com o MS-DOS ele sempre funciona bem. Aproveite sua ASRock agora. :-)

    ResponderExcluir
  10. PERFEITO :D vc poderia dar aula em HARVER :D vlw Msm

    ResponderExcluir
  11. Atesto o perfeito funcionamento da dica. Para os usuários abandonados pela Phitronics, que pelo que vi nem site tem mais, é a salvação.

    Fiz o Update da BIOS seguindo o procedimento descrito e funcionou 100%. Aproveitem e vão ao site da Asrock, baixem todos os drivers atualizados de lá e instalem. É bom aproveitar e salvar todos em um CD/DVD para o caso de precisar reinstalar o sistema futuramente.

    Fiz o Update da BIOS e reinstalação dos drivers em uma instalação do Win XP PRO SP3 32 bits sem problemas.

    Grato pelo dica e forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. olá marcos,segui todas as orientações deste tutorial.porém como não consegui com o freedos,colei no pen o dos 7.o,e no boot,nos comandos,quando digitei o comando afudos n68csu1.60(o único que aceitou)deu uma mensagem em ingles dizendo mais ou menos assim,perigo(warning)o CMOS FILE é diferente do arquivos encontrados no pendrive(acho que é isso)não dando opções,a dúvida é,terei de limpar a CMOS da placa mãe para ele aceitar e dar as opções /p/b/n/c/x?

    ResponderExcluir
  13. Não, basta você digitar o comando completo com todas as opções. A barra no DOS mínimo (com teclados ABNT2) fica no botão ":". No guia de atualização de BIOS eu comento para usar o MS-DOS em caso de problemas com o FreeDOS (tem o link para os dois lá).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aperto f11 entro no pendrive e cai no C> Ai eu digito o comando e não funfa.aparece type the name of the command interperter.

      Excluir
  14. Enquanto você não digitar o comando completo não funcionará. Vá tentando até achar qual tecla faz a barra (/).

    ResponderExcluir
  15. Fera o Meu ta dando : FILE ROM ID INCORRECT ......pq? sabe me dizer

    ResponderExcluir
  16. Deu Certo , eu tava colocando os comandos sem espaço entre /p /b etc...Valeww....Só n reconheceu o processador AMD Phenom HD93500.Isso é normal ???

    ResponderExcluir
  17. Comigo só funcionou quando usei o MS DOS. Ai dei boot pelo pendrive, ele caiu no c:. Ai foi so rodar o comando e esperar uns 2 min se foi isso.

    Estou com uma duvida quanto a esta placa mãe. Na verdade são 2 duvidas que quero compartilhar com os senhores.

    1- Se voce tivesse essa placa com um sempron le 1150 e quisesse (e precisasse) fazer um upgrade de processador, qual processador seria melhor? Phenom 2 X4 ou Phenom 2 X6? To querendo pegar um processador pra ela que dure muito tempo, e pretendo converter videos e jogar jogos atuais.

    2- Alguem sabe se essa placa funciona bem com o Phenom 2 X6 1065t 95W? No site dizia que ela pegava os Phenoms de 95W, mas la somente constava o 1055t e não o 1065t

    3- Com os Phenoms, ela da gargalo? Soube que pelo fato de ela ser AM2, não aproveitaria possivelmente todo o potencial de processamento dos Phenoms 2 e athlon 2. Alguem sabe se isto é verdade e nótorio?


    Se alguem puder me dar uma luz ficarei grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 e 2 - Não sei. Deixo a pesquisa para você.

      3 - Um processador AM3 em placa AM2 como essa ASRock funciona, mas haverá sim algum gargalo (talvez não muito significativo) por causa do barramento HyperTransport mais lento. A ASRock tem HT 2.0 (1GHz, 2000MT/s) enquanto CPUs AM3 suportam HT 3.0 (2GHz, 4000MT/s).

      Nota: a ASRock N68C-S UCC é uma placa AM2, não AM2+, por causa da ausência de HT 3.0 e alimentação separada para o núcleo do processador e o controlador de memória.

      Excluir
  18. Como se faz a atualização usando o dos? não estou conseguindo dar o comanado, pois o dos sempre entra no c: ai não acha o arquivo.

    ResponderExcluir
  19. Cara..maravilha esse bate papo....a PHITRONICS deu um ate logo a seus consumidores... Diga-se de passagem, a N68C M não é uma placa mae ruim, mas claro ela poderia ser bem melhor, e eles ja nao oferecem, como nunca ofereceram suporte algum de atualização..Mas meu problema é mais sinistro..

    Tanto na VGA ONBOARD quanto em PCI expresse (nvidia ou ati) ela só funciona com monitores de 15" LCD ou 17" crt (convencional)

    Se tento plugar na onboard ou na offboard um monitor de 17" lcd, o monitor não liga...ja testei 3 monitores diferentes, possuo dois micros com essa placa mae (um x4 e um x2, tudo em ddr3) e nada...

    Alguem passou por isso?

    Em tempo: vou tentar os procedimentos de atualização da BIOS, para ver se ganho algo em desempenho.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  20. atualizei a BIOS, ta perfeito...mas o problema com os monitores acima de 15" persistem...

    são dois micros, uma 9600gt e uma radeon hd 4570, fontes de 450w reais e 500w reais.. 4gb ddr3 e 8gb ddr3, e monitores de 17", 19" e acima, não dão video..precisa ficar apertando o botão de ligar/desligar ate que estabiliza...e confesso que isso é um porre... mas a atualização da BIOS deu mais estabilidade e um aproveitamento melhor do processador (x2 e x4 amd), uma pena os monitores maiores não funcionar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema sinistro esse. Não tenho ideia do que sugerir.

      Na linha do seu post anteior, é uma plaquinha barata e razoável. O único problema que tenho com ela são as portas USB que gostam de dar problema (desconectar do nada, não detectar) dependendo do que plugo.

      Excluir
  21. To eu aqui de novo pra dizer que espetei o x6 1065t nessa placa com a bios atualizada e está funcionando normalmente.

    ResponderExcluir
  22. Marcos FRM....fiz todo os procedimentos acime descretios...atualizou a bios ...só que agora, não consigo abrir, instalar ou formatar o pc...
    ele vai até o logo do windowns e logo após isso " tela azul da morte"...

    poderia me ajudar???

    estou com medo de ter perdido meu pc....abrasss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente carregar a opção "Load Performance Setup Default (IDE/SATA)" no Setup.

      Excluir
  23. Parabens voce é o cara :D tem alguma outra bios que o deixe mais forte ? ou algo parecido? fico grato pela sua disposição e sua ajuda :D

    Abraçao, Jeffdodge10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkkkkkkk sacanagem aee, mas valeu :D posso dar guarana Dolly? kkkkk

    Abrass

    ResponderExcluir
  25. Marcos você poderia colocar exatamente o quem que ser colocado no /c
    não estou compreendendo o que é necessário para iniciar atualização do bios

    ResponderExcluir
  26. Vlw me ajudou vou tentar aqui, minha versão é de 2010.Qual a vantagem dessa versão ? por exemplo meu x6 1075t só sobe até 3150 e ele é 3ghz...é problema da placa mãe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce espetou o 1075t? RISCO MALANDRO! Ele tem 125w de tdp... mais hora, menos hora, seu sistema se lascar! A mobo so aquenta 95w. O que eu faria é 1º- Nao fazer overclock, pois aumenta a chance de danificar a placa mais rapido! 2º- ver temperatura, se estiver aceitavel deixa rolar, se nao, diminui o clock do processador para nao aquecer, ou compre um baita cooler!

      Ele só deve ir ate 3.1 pq essa placa é como se fosse inteligente, ela sabe q se algo pode queima-la ela vai limitar! Exemplo, se eu tentar colocar o meu phenom 1065t em 4.0 e a mobo vir que a temperatura ta acima de 63graus, ela vai diminuir o clock mesmo que eu desabilite o cool n quiet!

      Irmão, voce tem q estar feliz por estar usando esse processador e ele ainda nao ter feito a mobo queimar! Não faça over, vai por mim.

      Excluir
  27. beleza galera! eu sei que a discurssão aqui é phitronics, mas, como a minha mobo é justamente a N68C-S UCC asrock estou com duas dúvidas:

    1º Memória markvision DDR3 1600 4G, mandei email para a asrock sobre a tela azul quando usado 1600 eles vieram com outra conversa e não disseram nada. usando processador phenom x4 960t..

    2º Som chipset 1705 da via com win 7 x64, o som fica distorcido um pouco lento, já atualizei o driver pelo site da via e continua o mesmo problema..

    ResponderExcluir
  28. Há alguma chance de perder a placa mãe fazendo up pelo quick flash bios no proprio setup? Pois já fui infeliz com uma ecs, mas não foi dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer se funciona (o BIOS da Phtronics é modificado, talvez não aceite o BIOS original da ASRock). De qualquer forma, evite. Crie o pendrive de boot com o DOS que é forma mais segura.

      Excluir
    2. Amigo muito obrigado, fiz pelo DOS e foi um sucesso, agora vou poder colocar o amd Phenom 2 X6 1065t relaxado.

      Obrigado!

      Excluir
  29. se eu comprar esse processador " AMD FX-4100 3.6Ghz Bulldozer Quad Core 8MB AM3+ " ele vai encaixar na placa mae N68C-m? Precisará da atualização da BIOS ? Ela irá reconhecer? Obrigado
    Email : allan_santista@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um baita processador, AM3+, numa plaquinha low-end e velha como essa?

      Não sei dizer se funciona (São Google é seu amigo), mas eu colocaria uma placa mais moderna no lugar.

      Excluir
  30. Marcos minha placa é uma Phitronics N68C-M3. Usei a ASRock N68-S3 UCC como atuazalização, fiz todo processo pelo Pen Drive e vai tudo certo, coloco o comando AFUDOS N68S3U1.60 /P /B /N /C /X se for assim mesmo ?! E não vai. O que posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o dom.porfirio (alguns comentários acima), ela é uma ASRock N68-GS3 UCC.

      Excluir
  31. Na falta total do que fazer... decidi atualizar a bios da placa que tenho. Parabéns, Marcos FRM pelo post. Funcionou sem problemas. Agora é atualizar o S.O para Windows 7 64 bits, (Esse micro ainda está no XP 32 bits) mas aí é bem mais tranquilo... rs Apesar dos dois anos que tenho essa máquina, para a finalidade: Internet + word + leitura de PDF(Essa máquina é da minha mãe...) está ótima! Configuração: Pl. Mãe: Phitronics N68C-M, memória: DDR 3 4G 1333Mhz Kingston, HD: Sata 2 Samsung 160 Gb e uma GE Force 7300 LE.

    ResponderExcluir
  32. Marcos FRM, a minha placa era uma N68C-M3, o mesmo problema do dom.porfirio ,Para ajudar a outras pessoas que estão com o mesmo problema de ROM FILE INCORRECT a bios que deu certo e é compatível foi a da placa AsRock N68-S3
    http://www.asrock.com/MB/overview.asp?cat=Download&os=BIOS&Model=N68-S3

    Obrigado, o procedimento explicado deu certo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dom.porfirio disse que funcionou com o BIOS da ASRock N68-GS3 UCC. Agora, você confirma que funciona com o BIOS da N68-S3. E ainda tem a ASRock N68-S3 UCC...

      Sua Phitronics N68C-M3 tem rede onboard gigabit ethernet?

      Com a chave "/X", o AFUDOS era para qualizar de qualquer jeito, mesmo com o arquivo errado.

      Excluir
  33. Realizei o procedimento como indicado.
    Reparei a presenã de 3 checksums, no útimo recebi a
    seguinte msg. ROM FILE SIZE IS INCORRECT
    O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que sua placa é uma Phitronics N68C-M? O erro diz que o tamanho do BIOS não confere com o tamanho do chip flash ROM.

      Excluir
  34. Utilizei o tutorial descrito acima e deu certo, acrescentando mais, e se aparecer os dizeres "mac address are invalid in both cmos and flash press f1 to resume",na tela no inicio do setup, eu retirei da seguinte forma: baixar da ASROCK MAC Tool, criar um pendrive de boot com o programa AsRock Mactool, e executar, el irá pedir o endereço de mac da sua placa, caso não tenha, você terá que acessar a sua máquina, via Hiren's ou outro programa , e copiar o mac da sua placa de rede, depois reinicie com o boot pelo pen drive, rode o mactool ele irá dizer que não foi encontrado o endereço de mac e que a numerção dos endereços começa com Ex. 00.03.01.bf.xx.xx.xx.xx, ou seja você usará os primeiros seis digitos fornecidos pelo programa e acrescentará os ultimos seis dígitos que você copiou do seu endereço de mac da su placa de rede.
    Ab, Antônio - Neneu

    ResponderExcluir
  35. Bom dia!

    Estou com um problema muito complicado com minha maquina, queria muito entender o que realmente esta errado e corrigir.
    Tenho um Phenom x4 placa mae N68C-M.

    Problema: Sempre que estou mechando com imagem no photoshop ou editando videos minha maquina dá tela azul.

    Tenho 2 pentes de memoria de 2gb ddr2, já troquei as memorias de entrada coloquei pra rodar uma de cada vez, ja troquei o HD, reiniciei a bios, troquei a fonte para uma real 500w, coloquei uma placa de video geforce 2gb, a placa mae ja vem com uma omboard boa pra caramba e o problema continua a mesma coisa.

    Será que com esta atualização irei conseguir resolveu o meu problema ? Alguem ja passou por algo ou soube de algo parecido ?

    Gostaria de entender o que esta causando essa dor de cabeça.
    Vou tentar realizar a atualização da bios como mostra neste blog, mas estou com dificuldade neste procedimento abaixo:

    Crie um pendrive de boot com DOS seguindo o guia: http://caixaseca.blogspot.com/2011/09/guia-de-atualizacao-de-bios.html
    Para criar o pendrive de boot, baixe:

    - hp_format_tool_2.2.3.zip - HP USB Disk Storage Format Tool 2.2.3
    - fdos_files.zip - KERNEL.SYS e COMMAND.COM (FreeDOS 1.0)

    "Devo salvar esses arquivos no pendrive ou apenas criar uma pasta na unidade C: ?"
    O que devo realmente colocar no pendrive?

    Obrigado!
    E agradeço a grande ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descompacte o arquivo hp_format_tool_2.2.3.zip para ter o programa HPUSBFW.exe (pode ficar em qualquer lugar).

      Descompacte o arquivo msdos_files.zip (o fdos_files.zip tem dado muito problema, retirarei do guia numa póxima atualização) em qualquer lugar (lembre onde...). Abra o HPUSBFW.exe como adminstrador e siga o guia, colocando o caminho para a pasta onde o msdos_files.zip foi descompactado em "Create a DOS startup disk using system files located at:" (clique no botão [...] para chegar nela).

      Depois de formatado, agora sim, copie os arquivos "N68CSU1.60" e "AFUDOS.exe" para dentro do pendrive e siga este post.

      Excluir
  36. Boa noite, cara valeu a dica, acabei de atualizar a Bios, infelizmente meu problema continua e agora a maquina esta demorando um seculo para iniciar.

    Tem alguma ideia o que devo fazer ?

    Desde já brigadão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Load Performance Setup Default (IDE/SATA)" no Setup e veja se ajuda.

      Excluir
  37. Bom dia, Marcos!

    Como faço isso ?
    poderia me ajudar como devo fazer?

    a atualiazação foi fmz, so que esse problema que estou tendo com meu pc que não é facil, não consigo trabalhar com imagens e videos que da tela azul, e pior trabalho com foto e filmagem.

    Mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  38. PRESICO DE AJUDAAAAAA!!
    cara fiz boot pelo pen drive mas da esse erro: invalid system disk
    depois tentei pelo cmd mas deu esse erro: AFUDOS.exe não é compativel com aversão do windows sendo executada. Verifique nas informações do sistema do seu computador, se você precisa de uma versão x82<32bits> do programa e contate o fornecedor>

    meu pc é windows 7 profissional 64 bits.
    sera que vc nao tem um link onde eu possa baixar a versao de programa para 64x??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O AFUDOS é apenas para DOS e não roda sobre Windows. Você pode tentar com o AFUWIN, que está dentro do mesmo ZIP.

      Excluir
  39. antes de subir o OS da "cmos checksum bad". aperto f1 para ir pro win e TELA Azul. Sabe como me ajudar? Desde já, Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As configurações padrão (F1) não eram para causar tela azul. Carregue o Windows desativando a reinicialização automática (através do menu via F8) e veja se a tela azul dá alguma pista.

      Excluir
  40. Não consigo entrar na opção de atualização da BIOS, pois gera a informação "This CPU cannot be supportes. System will shutdown in 5 seconds". Sabe como faço para sair desta? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, não existe muito o que fazer. Ou você programa esse chip fora (com um gravador de EPROM ou numa outra placa cobaia), ou arranja um processador compatível para conseguir atualizar e depois voltar para o seu.

      Excluir
  41. Parabéns post realmente ajudou eu já não sabia como atualizar minha bios pois eu tinha resetado!!!

    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  42. obrigado pela ajuda, segui o tutorial e deu certo, consegui arrumar o computador da minha mãe!!

    ResponderExcluir
  43. Olá, fiz todos os procedimentos assim como sugerido. Deu boot certinho no pendrive e chamei o A fusos e veio, porém ela da o seguinte erro: "error: problem opening file from reading". Como proceder? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano 2020, achei essa placa em um pc no lixo e ainda dá muito bem pro gasto já que suporta ddr3 e Phenom II. Alguém ainda vai precisar dessa info: O problema desse erro é que quando vc descompacta a bios fica como arquivo tipo ".60" por causa do 1.60 do nome do arquivo. Então dentro do .rar vc apaga esse 1.60, deixa só n68csu e descompacta. Ao digitar a linha de comando, também escreva apenas n68csu (sem o 1.60, o restante igual). Tô aqui me achando pq descobri sozinho. No freedos eu coloquei para listar os arquivos e apareceu "arquivo .60", aí pensei, isso não tá certo.

      Excluir
  44. Respostas
    1. Formate o pendrive em FAT ao invés de FAT32.

      Excluir
    2. Formatei em FAT e a única diferença é que pediu pra confirmar data e hora assim que dei o Boot. O erro continua... Como devo proceder? Já baixei várias vezes pensando ser arquivo corrompido, mas sempre o mesmo problema...

      Excluir
    3. Pelo jeito, está usando o FreeDOS. Tente com o MS-DOS. Por fim, tente outro pendrive.

      Excluir
  45. Já tentei formatar, FAT, FAT32 tanto no FreeDos quanto no MS-DOS, em varia portas USB e em 3 pen drives diferentes. Sempre o mesmo erro como descrito na mensagem anterior...

    ResponderExcluir
  46. Estou com o mesmo problema do Matheus Rocha.
    Estou tentando atualizar uma phitronics PN73VS-M com a bios da N73VS.. aparentemente idênticas.

    ResponderExcluir
  47. Com um pendrive 8GB da Scandisk não deu certo com o FDos, mas foi com o MSDos, porém ao executar o comando aparecia a mensagem que o tamanho da Bios era incorreto, baixei o da N68-GS3UCC e ví que o tamanho é a metade, tentei novamente comestá Bios e foi que foi.
    Obrigado a todos...

    ResponderExcluir
  48. Olá, fiz todos os procedimentos assim como sugerido. Deu boot certinho no pendrive e chamei o A fusos e veio, porém ela da o seguinte erro: "error: problem opening file from reading". Como proceder? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use o MS-DOS, FAT16 e o menor pendrive que você conseguir.

      Excluir
  49. To com o mesmo problema.. Coloco tudo certinho e da o mesmo erro do Mateus Rocha.. Já tentei pen drive de 2gb 4gb 8gb ja testei com freedos ms dos nada da jeito.. Qnd digito só o afudos ele abre da opçao de salvar bios atual e varias outras coisas.. Mas qnd coloco o comando todo da o erro 'problemn openning file from reading'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltando a relatar.. Descobri o problema do "error: problem opening file from reading"
      O problema era que não baixei a bios correta ao invés de baixar a instant flash baixei a Dos ai dava esse erro.. Para todos os outros que enfrentam o problema deve ser pelo mesmo motivo.
      Valeu Marcos ótimo tutorial :DD

      Excluir
  50. Olá Marcos FRM, eu tenho uma Placa Mãe Phitronics LGA775 G41CSV-M, acredito idêntica ao modelo ASRock G41M-S http://www.asrock.com/mb/Intel/G41M-S/ , então, eu poderia seguir o seu tutorial para atualizar a antiga bios Phitronics com segurança, isto é, utilizando os mesmos programas e parâmetros de comandos, com as devidas adaptações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os passos seriam os mesmos, pois ela usa BIOS AMI também. Faça uma cuidadosa inspeção visual para ter certeza que são placas iguais antes de prosseguir. "Com segurança" é difícil dar certeza até alguém testar...

      Excluir
    2. A atualização foi bem sucedida, realmente são BIOS compatíveis, mas notei que meu processador Intel Core 2 Quad Q8300 2.50Ghz passou a rodar com multiplier x6.0 a 2.0Ghz, quando deveria estar a 7.5x, como eu poderia mudar para que fique novamente a 7.5x?

      Excluir
    3. Tente carregar a opção "Load Performance Setup Default (IDE/SATA)" e salvar.

      Excluir
    4. Marcello Costa, o setap da sua bios teve alguma alteração em relação aos parâmetros para Overclock da CPU? Vc já tentou overclocar este processador?

      Excluir
  51. Muitíssimo obrigado, Marcos!
    Funcionou muito bem.
    Deus te abençoe!
    Jorge Castanheira.

    ResponderExcluir
  52. Marcos, só uma dica :
    no meu caso deu um problema de zerar o MAC da placa, e sempre travava na inicialização pedindo F1

    o MAC da placa está numa etiqueta, ao lado da BIOS (fisica) na placa,
    são 12 Digitos (minusculos) e abaixo tem um código de barras, anote.
    depois aproveitando o pendrive com DOS, copie o Programa "MAC133.zip" de
    http://www.asrock.com/support/Download/MacTool.asp

    e descompacte-o no pendrive

    depois faça o boot pelo pendrive do DOS,
    e Digite:

    C:\>mac c [mac ID]

    onde '[mac ID]' é o código de 12 digitos da placa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição. Atualizarei o post com os devidos créditos assim que puder.

      Excluir
  53. Segui o tutorial e funciono perfeito, Com o FreeDOS deu um erro "Invalid system disk" então tentei com MS-DOS digitei os comandos e funciono tranquilo :)
    Muito obrigado abraço!

    ResponderExcluir
  54. boa tarde amigos fiz todo procedimento de pendrive....+ quando dou boot pelo pendrive da sistema operacional não encontrado...sabem o que pode ser?

    ResponderExcluir
  55. Ola, estou lhe devendo esta, kkkkk, Meu windows 7 não tava reconhecendo meu processador corretamente, segui este post e deu certo. Minha placa mãe era Phitronics G41-M3, identica a G41-VS3 ( e ate impresso este modelo da placa era asrock) porem não estou conseguindo gravar a MAC ao executar o comando "MAC c 00252280A88E" responde como "Bad command or file name". Se puder me ajuda ai.

    Muito obrigado. Otimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, tive que deixar apenas o aplicativo MAC.exe, não pode ter outras pastas ou arquivos. verifiquei e ate agora ta td ok. valeu.

      Excluir
    2. Minha unica duvida ficou no me endereço MAC, pois não identifiquei na placa se ali era um 5 ou 6. tem como saber certo?

      Excluir
  56. Fiz tudo certinho,mas na hora de digitar o comando não acontece nada. eu digito o comando mas nada acontece ajuda aew...devo apertar enter? eu aperto e pede pra digitar denovo..

    ResponderExcluir
  57. Atualizando o link no site da ASRock:
    http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68C-S%20UCC/

    ResponderExcluir
  58. caro amigo, passo por problemas com a minha philtronics g32vs-m semelhante ao narrado acima, minha questão he se poderia utilizar a mesma linha de comando DOS para atualizar minha bios, baixei no site da Asrock o modelo semelhante da versão de minha placa. Daria certo AFUDOS g31vs-m 2.0 /P /B /N /C /X. obrigado desde já por tudo

    ResponderExcluir
  59. Valeu cara é fiz esse mesmo processo numa placa mãe: phitronics g31vs-m. Fiz assim utilizei um cartão de memoria 2GB em FAT como você ensinou no tópico pen driver bootavel, depois baixei no site da Asrock a bios da placa: G31M-VS da Asrock versão 1.00(EUA) só usei o afudos que veem com a rom da bios, a rom que utilizei mesmo para atualizar a bios da placa mãe foi a bios da placa Asrock: G31M-VS2 versão 1.20(EUA). E dei boot pelo cartão em seguida o comando: AFUDOS G31MVS21.20 /P /B /N /C /X. E DEU CERTO, LEMBRANDO QUE FIZ ISSO POR RESPONSABILIDADE PRÓPRIA CORRI O RISCO.

    ResponderExcluir
  60. Não encontro o link para o download do amiflash quando clico nesse link q esta no post:

    http://www.ami.com/support/downloads/amiflash.zip

    ele me redireciona para:

    http://www.ami.com/resources/resource-library/

    e eu nao encontro em nenhum lugar deste site essas ferramentas, preciso mto atualizar minha bios, pois tenho esta placa mae Philtronics N68c-s socket am2/am3, com um processador amd Athlon x2 3,1ghz, e comprei um Phenom x4 Black edition 3,4ghz porem quando coloco ele meu desempenho fica pior do que antes, notei q quando abro o gerenciador de tarefas vejo q meu processador só trabalha à 0,80 ghz, e o meu antigo trabalhava normalmente à 3,1ghz, o computador fica mais lento nao consigo jogar alguns jogos, em fim, a principio achei q fosse problema no processador mas eu ja fiz at´ atroca do mesmo e continuou a mesma coisa, pesquisei em foruns ate achar aqui e vi quea versão da minha bios é bem desatualizada esta na 1.02 e a atual já é a 1.60, acho q é a unica solução que me resta é att essa bios e rezar para que esse processador funcione e meu pc fique bem melhor, pois eu sei que essa placa mae suporta esse processador e ele nao foi tao baratinho.

    se alguem puder me ajudar ficaria mto grato

    att

    ResponderExcluir
  61. Aew, Deu Certo!!
    Fiz esse procedimento com a Phitronics G31VS2-M com a bios da ASRock G31M-VS2 e Funfou!
    a versão agora é P1.20 de 2012, mas já melhorou muito!
    tive até medo de dar merda mas deu Certíssimo!
    pra falar a verdade não deu boot com o FDOS, mas com o MSDOS deu Certo!
    deu ate um medo sinistro quando eu li blockcheck done, pensei q tinha bloqueado as paradas, mas deu certo! =D
    Muito bom seu tutorial! Parabéns!
    OBRIGADUU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como você fez exatamente cara? ja tentei de tudo e não vai aqui.

      Excluir
    2. que bom que deu certo mergualhamos ansiosos pelo resultado valeu

      Excluir
  62. Consegui atualizar pelo tutorial entretanto não consegui resolver o problema do cmos... continua com erro de clock e no status da atualização eu pude ver a mensagem "cmos checksum destroyed". Alguma dica de como resolver o problema ou não tem mais jeito???

    ResponderExcluir
  63. vlw em quanto atualizava a bios ''fiquei com o cú na mão'' mais deu certo vlw quasse 2 anos atrais dessa bios e nada ate que em fim deu certo

    ResponderExcluir
  64. 22 de outubro de 2015.
    Ainda possuo a phtronics n68c-m porque tenho um pc pra jogos que roda tranquilo no medium pelo menos e me da diversão. Eu ainda tenho o cd da placa mãe, mas comecei a tomar várias blue screen (a cada 5 minutos) quando jogava, ai pesquisei e vi que poderia ser bios desatualizada. Só então fui ter noção de toda essa baixaria da phitronics, sem site, bios da ASrock e por aí vai. Depois de mais de 6 horas procurando e tentando vários métodos (até formatei o pc) este método funcionou.
    Você não faz ideia da alegria que eu sinto lendo um post de anos atrás resolvendo meu programa, com uma linha de código em dos.
    Muito obrigado mesmo por esse post cara, salvou minha vida e meu semestre!

    ResponderExcluir
  65. Olha estou com um problema muito complicado com essa placa phitronics, a minha é uma H55M e ja fiz a atulização da bios, porém eu fiz uma troca de memória e não funciona de jeito nenhum coloquei 8gb na placa e ele trava no boot, ja troquei até de fonte pensando que fosse isso mais nada ainda, por favor alguem me ajuda!

    ResponderExcluir
  66. cara queria saber como isso a minha placa eh igual a de cima da philtronics mais quando comprei ela comprei como asrock e ate tem o logo da marca asrock elça eh a n68c-m so queria saber se fui enganado ou se eh mesmo uma asrock?vlw e otimo blog

    ResponderExcluir
  67. cara queria saber como isso a minha placa eh igual a de cima da philtronics mais quando comprei ela comprei como asrock e ate tem o logo da marca asrock elça eh a n68c-m so queria saber se fui enganado ou se eh mesmo uma asrock?vlw e otimo blog

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando aqui pra agradecer o Marcos por criar esta página com tudo bem explicado,consegui atualizar a bios da minha Pitronics N68C M3,nunca tinha feito atualização de bios e consegui com sucesso,o problema é que estava travando quando reiniciava parava na tela da bios ai tinha que tirar da tomada e ligar o PC novamente,e ainda um problema ao ligar o PC ficava ligado e não iniciava nada nem cd e nem hd fica só as ventoinhas ligadas e não mostra nada na tela,agora tudo resolvido.Mas muito obrigado pelas dicas encontradas aqui.

      Excluir
  69. Aqui funcionou tudo certinho, obrigado pela ajuda em atualizar a bios.

    ResponderExcluir
  70. Funcionoooou, eu fiz com a BIOS da placa mãe ECS e funcionou,valeeeu

    ResponderExcluir
  71. MARCOS ME AJUDE MUITO URGENTE QUANDO EU APERTO F11 TUDO BEM ABRO O PENDRIVE E VEM UMA TELA PARA DIGITAR O CODIGO AKELE COM / CERTO? LA DENTRO NAO CONSIGO DIGITAR / AI FICA DANDO ERRO DE CODIGO POR FAVOR ME AJUDE!

    ResponderExcluir
  72. Perfeito, tudo certo aqui, so na hora de criar o pendrive bootavel que tive que usar o segundo arquivo por causa do fat32 pq deu invalid disk, mas usei o segundo arquivo e funfou. Obrigado.

    ResponderExcluir
  73. OBS: FAÇA POR SUA PROPRIA CONTA E RISCO!
    15/06/2016
    BY: JOHNNY PEARL
    Inscreva-se
    https://www.youtube.com/c/johnnypearl

    Link de tudo que vai precisar:
    http://www.4shared.com/zip/GjEvV502ba/Tutorial_Atualizao_da_BIOS_da_.html?

    OBS: esse tutorial é somente para quem tem uma Placa Mãe da Phitronics G31VS2-M e quer atualizar a bios,
    para a versão da asrock G31MVS2, pois é a mesma placa, caso você tente atualizar normalmente e der o seguinte erro:
    "ERROR: FILE ROM ID INCORRECT" esse tutorial é para você, para outros casos esqueçam o tutorial.

    1 criei um disco de boot DOS em FAT32 com esse tutorial (Usei a versão Rufus 2.6)
    http://www.softdownload.com.br/como-criar-um-pendrive-inicializavel-do-dos.html

    2 Dei boot pelo pen driver USB e atualizei para bios G31VSMplacavelha (por engano)
    usei o comando pelo DOS AFUDOS G31VSMplacavelha /P /B /N /C /X
    como é uma placa anterior a G31VS2M notem que no nome dela acima não tem o 2, então não reconheceu
    meu processador core 2 quad, até reconheceu mais ficava dando erro de CPU não suportada e desligava
    depois de 10 segundos. blz, fiquei assustado, OBS: evidentemente que os nomes das bios não estavam assim
    (G31VSMplacavelha, G31VS2MORIGINAL , ASROCKG31MVS2) por isso me confundi, renomeia assim para não ter mais erros. risos.

    3 para dar certo e atualizar a bios corretamente para a versão da ASROCK P1.20 de 21/05/2012 fiz o seguinte,
    troquei o processador para um dual core que era suportado pela "G31VSMplacavelha" e dei o boot pelo pen driver de novo.

    dei o comando AFUDOS ASROCKG31MVS2 /P /B /N /C /X e deu certo.
    minha Phitronics G31VS2-M virou ASROCK G31MVS2 P1.20 de 21/05/2012 (A Mesma bosta, só que mais atualizada) Risos
    link da bios da asrock: http://www.asrock.com/mb/Intel/G31M-VS2/?cat=Download&os=BIOS

    dúvidas leia esse procedimento nesse link, é de outra placa mais o sentido é o mesmo.
    https://caixaseca.blogspot.com.br/2011/09/phitronics-n68c-m-asrock-n68c-s-ucc.html

    ResponderExcluir
  74. Boa povão, vcs sabem se vai funcionar se eu atualizar a bios da N68-S usando esta pirataria ;)com a bios da N68-S UCC

    ResponderExcluir
  75. Olha, quero agradecer aqui a boa vontade de quem escreveu esse artigo.
    Porque, hoje, 28 de Agosto de 2016, praticamente 5 anos depois do artigo e tempo similar de uso dessa placa no meu computador, quem diria que eu atualizaria a BIOS dessa tranqueira que tenho aqui.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  76. Eu usei a placa ate o dia da sua morte, ficou funcionando por uns 3 anos d boa.

    ResponderExcluir
  77. Olá pessoal tenho essa placa e estou com um grande problema!!!! semana passada um pente de memoria ddr2 que tinha aqui foi para o saco!! "normal ja tinha 3 anos" tendo que comprar um pente novo fui la e comprei um "Hyperx ddr3 1600" quando eu o espetei na placa o PC simplesmente nao liga.

    tem alguma configuração que tenho que fazer talvez atualizar a bios conforme estao dizendo no artigo?!??

    Por favor me ajudem pois " o momento nao esta para comprar nada "

    ResponderExcluir
  78. Boa pessoal,muito bom tutorial do nosso amigo,só lembrando que o AFUDOS.EXE, encontra-se dentro da pasta descompactada: amiflash/AMIBIOS/AFUDOS/AFUDOS.EXE, que o utilitário DOS de configuração.

    ResponderExcluir
  79. minha placa mãe é uma Phitronics g41m-vs3 mais esta desatualizada e esta g41-m3 como faço para atualizar ela? pq estou querendo comprar um core 2 duo ou core 2 quad ai será funcionaria mesmo desatualizada, ou tem q atualizar? estou com um celeron e funciona normalmente!

    ResponderExcluir
  80. Galera, quando aperto 11 e coloco para dar boot pelo pendrive aparece a mensagem "falta bootmgr" o que fazer ?

    ResponderExcluir
  81. O meu depois de dar tudo certo não deu vídeo ... Oque pode ser ? Da beep e fica ligado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reseta a bios, procure o jumper e depois retire a bateria por 1 min. recoloque e ligue. Se usa um video off board de o 1 boot sem a placa pci express.

      Excluir
  82. Esse procedimento é funcional para PHITRONICS H55 M

    ResponderExcluir
  83. Testei aqui e funcionou, isso é ótimo, estava super a fim de fazer um upgrade de cpu nessa mobo e não tinha ideia de como atualizar essa bios, vlw mesmo

    ResponderExcluir
  84. Agradeço a vocês do Caixa-Seca! Tinha visto mas não fiz. Ainda bem pois ia parar na falta do Afudos correto (página está fora do ar). Com a assessoria de vocês e do video do youtube da Conectech Informática fiz agora e já estou conectado (claro) e nem precisei mexer no MAC como diz aí no caixa seca! Recomendem o video! Menciona a matéria acima com a placa N68C-M.
    Valeu!
    Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  85. Tem como trocar os drivers de USB do windows de 2006 para uns mais atuais?

    ResponderExcluir
  86. Pra fazer na n68c m3 é o mesmo procedimento? E não tem risco de perde a placa mãe?

    ResponderExcluir
  87. Preciso do esquema eletrico desta placa, por favor alguem???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo mundo ja morreu amigo kkkk

      Excluir
    2. nao entendi oq vc quiz disser com esquema eletrico

      Excluir
    3. https://notebookreparos.com.br/forum/index.php?topic=184714.0

      Excluir
  88. quando eu autolizei começo a dar um problema em um slot ddr3
    e agr minha placa so funciona em single channel

    ResponderExcluir
  89. tem alguma diferença em performance ou recurso?

    ResponderExcluir
  90. Em 2021 e eu me beneficiando com esse post do arco da véia kkkkkkk

    Será que o autor Marcos FRM ainda está vivo ?

    ResponderExcluir
  91. Fiz esse procedimento com sucesso
    Só que minha placa mãe é a Phitronics H55-M e eu usei a bios 1.80 da Asrock H55M-LE e deu tudo certo

    ResponderExcluir
  92. A minha ja estava dando o erro do MAC Addres. Fiz a atualização da bios e deu certrinho mas o erro do MAC continua e não consegui fazer usando essa ferramenta da ASROCK. Nem pelo windows nem pelo DOS. Retorna um erro de como se nao tivesse encontrado a placa de rede. A minha placa de rede é da Nvidia e parece que esse programa é para Realtek. Existe alguma forma de pelo menos burlar essa mensagem para que o sistema não pare na inicialização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui resolver. A versão disponibilizada do MAC Tool do site da ASRock atual não funciona. Usei a versão mais antiga (MAC Tool v1.17f) e rodou perfeitamente.

      Excluir

Postar um comentário